Você sabia que muitas empresas buscam como resultado, o lucro e a sustentabilidade?

 

Para que isso ocorra, o gestor financeiro, um dos principais responsáveis por essa atividade, deve estar atento àquilo que a empresa faz com o seu dinheiro.

Para alcançar o tão desejado lucro e a sustentabilidade, uma empresa precisa potencializar os seus ativos, patrimônio financeiro e, para isso, deve aumentar o giro ativo, que irá trazer dividendos e lucros.

O Giro do Ativo é um índice que indica a capacidade da empresa de usar todos os ativos que possui para gerar vendas, ou seja, a empresa utiliza todos os seus patrimônios financeiros para encontrar a melhor alternativa de investimento, fazendo assim com que o giro proporcione novos e melhores lucros.

A fórmula para calcular o Giro do Ativo Total é:

Vendas = Corresponde a receitas líquidas de prestação de serviço e venda de produto, líquida de impostos, abatimentos e devoluções.

Ativo Médio = Refere-se ao ativo inicial mais o ativo final dividido por dois.

Um indicador de giro ativo baixo indica que a sua empresa tem ativos que não estão gerando resultados de receitas esperado. Nesse sentido, é preciso que você entenda se a capacidade produtiva da empresa está otimizada e se a precificação não está afetando o resultado financeiro do seu negócio. De forma simplificada, o giro ativo verifica se os seus esforços de vendas estão sendo efetivos.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/giro-do-ativo-total/43983