Ocorreu no dia 05 de Dezembro no Expo center norte, o Retail Tech Conference, evento produzido pela StartSe que reuniu as maiores empresas do varejo e e-commerce às principais startups desse mercado.

O Retail Tech Conference buscou trazer perspectivas do mercado e promover a conexão entre empresas tradicionais e startups que estão criando novas tecnologias capazes de gerar vendas maiores, melhorar a retenção de clientes e aumentar os resultados.

Eu, Wilson Souza fui escalado para representar a bluesoft neste evento que trouxe palestrantes como o fundador da Chilli Beans, o CEO do Walmart.com, o CTO do Magazine Luiza e o CEO das Óticas Carol. Cada um apresentou o seu ponto de vista e alguns casos de como esse novo cenário tecnológico vem guiando os passos de cada empresa.

Apesar dos cases de sucesso serem a base que sustenta a conferência, o que mais me chamou atenção foram algumas tecnologias apresentadas pelas startups patrocinadoras. Cada uma teve 10 minutos em diferentes momentos do evento para falar sobre os desafios do mercado e como a sua empresa poderia ajudar o varejista. Mesmo que algumas tivessem um tom mais comercial, todas as apresentações evidenciavam um problema real do mercado, como logística, controle de fornecedores, análise de concorrência, planejamento financeiro, e-commerce, vendas, entre outras coisas.

E entre as startups que estavam presentes, destaco aqui três delas:

Supermercado Now

A Supermercado Now já é uma conhecida nossa aqui da Bluesoft, ainda mais pelo tipo de serviço que oferece. Ela é uma plataforma que une supermercados físicos à consumidores com entrega de produtos em até 2h. A startup utiliza entregadores autônomos que vão ao mercado para comprar e entregar produtos selecionados pelos consumidores na plataforma. É muito similar ao serviço americano instacart (que já citamos em um outro artigo aqui do blog), onde você monta uma lista de compras pelo site e então um shopper vai até um supermercado próximo buscar, escolher e comprar os itens desejados e depois de algumas horas (ou com horário marcado) entrega as compras em sua casa.

PhareBee

Outra startup que me chamou atenção foi a Pharebee, que desenvolve aplicativos que medem a geolocalização dos clientes utilizando beacons em estabelecimentos que são capazes de mapear todas as lojas existentes dos shoppings, com mapas e um guia para cada caminho. A startup também comentou que já vem trabalhando em uma cuponagem que possibilita a conexão omnichannel. A possibilidade é que o cliente possa começar fazendo suas compras pelo aplicativo e retire o produto no shopping (ou na loja). Dessa forma, os consumidores aproveitam a praticidade das compras online, mas ainda são atraídos para frequentarem os estabelecimentos físicos.

Neomode

E por último, a Neomode, que “transforma” cada loja física em um centro de distribuição ao oferecer um aplicativo e-commerce e um shopbot. O aplicativo da Neomode traz a função “Clique e retire” para as empresas, disponibilizando ao cliente o estoque das lojas físicas mais próximas de acordo com a sua localização. Caso ainda queira comprar na loja online, o cliente poderá finalizar a compra no aplicativo.

O funcionamento do “Clique e Retire” possibilita que o cliente não enfrente filas e economiza seu tempo ao escolher um produto, movimentando o estoque mais rápido e possibilitando vendas de produtos com margens maiores de lucro. Este serviço é bem similar ao nosso modelo de e-commerce PickUp, onde o cliente acessa a vitrine virtual do supermercado com os itens da loja, escolhe seus produtos e depois, com hora marcada, vai até a loja retirar os itens (Confira a matéria na supermercado Moderno).

Apresentações

Entre as apresentações, destaco a apresentação feita pela Fabiola Paes, uma das responsáveis pelo laboratório de inovação da OASISLab. Ela apresentou um estudo comparativo do cenário de tecnologia do varejo no Brasil e no mundo. De acordo com Fabiola, o cenário do Brasil está muito próximo ao mundial quando se fala em tecnologia para o varejo. E foram identificadas sete macrotendências no setor de tecnologia no varejo:

  • IoT
  • Realidade virtual e aumentada
  • Inteligência artificial
  • Mobile e aplicativos
  • Pagamentos com um clique
  • Operações e engajamento do consumidor

De acordo com Fabiola, a aplicação conjunta dessas soluções no processo de operações no espaço físico represente o conceito de Varejo 4.0 (7ª tendência) que, além de facilitar a experiência de compra por meio da sua inteligência digital, pode criar uma cópia virtual do mundo físico

Fonte: StarteSe

Também comento o painel que contou com algumas Associações de Mercado Varejista, como a presença de Eduardo Terra, presidente da SBVC, Anderson Martins, gerente de Tecnologia da APAS, Julio Takano, conselheiro da SBVC, e Ricardo Amancio, diretor da CDL.

Nesta conversa, todos os convidados colocaram os seus pontos de vista sobre como o varejo vem se adaptando aos novos padrões de consumo, que dá uma maior ênfase ao digital e às experiências do cliente. Todos apontaram que a transformação digital não será a extinção das lojas físicas, mas sim sua adaptação, que melhorará e acelerará os processos, tanto no meio digital quanto no físico.

O mais interessante de participar de eventos como este, é ver que a Bluesoft está bastante alinhada com o mercado e principalmente, o que essas startups vêm trazendo de funcionalidades para o setor varejista. Todas as tendências que o estudo da OASISLab apresentou, já estão sendo estudadas pelos nossos analistas de negócio e incorporadas de alguma forma no nosso roadmap para melhorar cada vez mais os nossos produtos.

Ainda sobre este ponto, vimos a importância de trazer e abrir esse tipo de conteúdo para os nossos clientes (e quem mais ler este artigo), por isso iremos participar cada vez mais de eventos voltados para a área supermercadista, varejista e atacadista.


Caso queira mais informações sobre o que aconteceu no Retail Tech Conference, acesse o blog da StartSe. Lá tem fotos, um resumo de cada palestra e um compilado de tudo o que aconteceu.