Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre o planejamento OTB ou Open to Buy.

O OTB ou Open To Buy que é uma poderosa ferramenta de Planejamento de Compras, que utiliza dados de vendas e giro de mercadorias para determinar níveis ideais de estoques, dando oportunidade a organização de comprar bem para vender bem, garantindo orçamentos consistentes e aumentando significativamente a eficiência das operações.

O OTB é uma forma de controlar e visualizar se a empresa está seguindo bem o plano orçamentário, ou seja, o planejamento orçamentário entrega ao comprador um plano de compra de mercadorias a serem entregues em alguns períodos e o OTB vai mostrando quanto foi gasto com compras a cada mês e, portanto, quanto dinheiro há disponível ainda para as compras dos próximos períodos.

Se faltar dinheiro, por exemplo, o comprador tem a opção de continuar comprando, mas deve considerar que para efeito de fluxo de caixa as datas de pagamento deverão ser acordadas com os fornecedores.

O principal ganho com o Open To Buy é melhorar a qualidade da compra e dos estoques. Sem o Open To Buy, cada categoria é planejada individualmente, o que gera desbalanço e inconsistência nos inventários. Portanto, trabalhar com um OTB garante estoques mais assertivos, o que diminui remarcações, melhora o sortimento de produtos e diminui rupturas e custos.

Assista ao vídeo. =D