Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema integrado e 100% em Nuvem, Gleyci Souza fala sobre o Conflito Entre as Áreas Comercial e Financeira que traz Prejuízo para as Empresas.

A área Comercial e Financeira são vitais para que haja um bom funcionamento de qualquer supermercado. A falta de diálogo e planejamento conjunto dessas áreas comprometem as compras e o fluxo de caixa de muitos varejistas.

Enquanto um deseja obter grandes negociações para descontos, o outros prioriza a caixa da loja. A empresa acaba aumentando suas despesas em outras áreas e o financeiro vai cobrar do setor de compras a eficiência de tapar essa defasagem. Essas situações de conflitos entre essas duas importantes áreas, às vezes, prejudicam a empresa como um todo.

O problema maior é que o diálogo destas duas áreas, aparecem na maioria das vezes em forma de cobrança. Enquanto eles deveriam fazer planejamentos de compras juntos, por exemplo, agem de forma isolada e os resultados afetam toda a organização.

Para isto, apontaremos duas medidas que podem diminuir os conflitos destas duas áreas:

• Tenha uma gestão de compras por tesouraria.

Isto consiste no estabelecimento conjunto de limites para que o departamento comercial não comprometa o caixa da empresa com grandes negócios. É levado em conta variáveis como o nível de estoque da categoria, giro dos produtos, prazo para pagamento e também de entrega. A ideia é estabelecer o limite que cada comprador terá.

• Monitoramento de todas as áreas.

Os especialistas recomendam que o departamento financeiro monitore mais firmemente outras áreas, evitando gastos desnecessários que precisam ser minimizados com redução das compras do comercial.

A área financeira deve cuidar do caixa do supermercado, não cobrando apenas do comercial a produtividade que outras áreas não tiveram.

Outra situação é quando envolve verbas industriais. Os acordos feitos são restritos apenas à área comercial, mas sempre envolve o financeiro, que não possui informações necessárias para emitir duplicatas e contratos.

Para que esses problemas sejam solucionados, é de suma importância melhorar o entrosamento destas áreas, dialogando constantemente e com processos bem definidos. Assim, o caixa fica protegido e as compras, feitas com planejamento prévio, não serão prejudicadas.

Assista ao vídeo:

Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe/negocios/conflito-entre-comercial-e-financeiro-traz-prejuizo