Em busca de vantagens competitivas em relação à concorrentes, uma boa administração de estoque é fundamental. Assim, é possível atender as expectativas dos clientes no momento e quantidade certos.

Não é novidade nenhuma dizer que um rigoroso controle de estoque é fator decisivo para o sucesso, principalmente para o varejista.

Dentre os princípios básicos, está a definição do mix de produtos, a periodicidade de inventários, o bom armazenamento com identificação e vários pontos que fazem sua gestão de estoque mais eficiente e dinâmica.

Mas uma boa administração de estoque é muito mais do que isso! Quer conhecer os conceitos fundamentais para um controle de estoque? Então continue lendo.

Como fazer a Administração de Estoque?

Podemos sintetizar a administração de estoque como a parte burocrática do controle de estoque. Por conta da complexidade e quantidade de documentos, essa parte é uma das mais sensíveis do controle de estoque. Isso, pois ela administra:

  • Pedidos de compras e notas fiscais;
  • Entrada de mercadorias;
  • Notas de trocas ou devoluções;
  • E muito mais!

Por isso, um sistema de gestão empresarial, como o Bluesoft ERP, pode ajudar muito nessa operação. Nós estamos presentes no desenvolvimento e administração de estoques, oferecendo a melhor tecnologia aliada ao seu negócio.

Tipos de estoque

Outra parte importante da administração de estoque é lidar com as quantidades e variedades de estoque na empresa. Para isso, existe uma série de tipos de estoques a serem observados, como por exemplo:

  • Estoque de antecipação ou sazonal;
  • Estoque Consignado;
  • Estoque Inativo;
  • Estoque de Segurança ou Estoque Mínimo;
  • Estoque Médio;
  • Estoque de Proteção ou Estoque Máximo;
  • Estoque Pulmão;
  • Estoque Regulador;
  • Estoque em Trânsito.

Agora, vamos nos aprofundar em cada um destes tipos de estoque:

Estoque de antecipação ou sazonal

Este tipo de estoque é formado para suprir variações previstas na demanda, tanto na entrega quanto na produção. O estoque de antecipação é fundamental frente a sazonalidades no varejo, como Páscoa, Natal ou Dia dos Namorados, onde uma série de produtos será comprado em maior quantidade.

Assim, a empresa consegue fugir de acordos comerciais desfavoráveis (que aumentem o preço ao saber que a demanda também aumentará) e fornecedores que podem não conseguir dar conta desta demanda específica.

Estoque Consignado

Muito semelhante ao modelo de vendas consignadas. Neste tipo de estoque as mercadorias  ficam em posse de distribuidores e varejistas, mas sua propriedade permanece sendo do fabricante/fornecedor.

Este tipo de acordo pode ser vantajoso para todos os envolvidos, mas precisa de um controle rigoroso. Principalmente no que diz respeito a notas fiscais e relatórios de vendas.

Estoque Inativo ou ocioso

O estoque inativo ou estoque ocioso reúne produtos descontinuados ou que não tiveram saída. As alternativas sobre que atitude tomar com estas mercadorias dependem de sua natureza e do modelo de negócios da empresa. Por exemplo:

  • Negociar com fornecedores para trocar os produtos por outros com mais saída;
  • Fazer promoções;
  • Guardar estes produtos para uma próxima sazonalidade (se suas datas de validade e características especiais permitirem);
  • E muito mais.
Estoque de segurança ou Estoque mínimo

O Estoque de Segurança ou estoque mínimo é o nível de estoque suficiente para evitar faltas de produtos diante de variabilidade da demanda ou incerteza do ressuprimento. É também conhecido como Safety Stock ou Safety Inventory.

Estoque Médio

O estoque médio pode ser calculado de várias formas, uma delas é somar o estoque inicial com o estoque final do período e dividir por dois. Este produtos devem ser verificado com mais frequência no caso de perecíveis ou sazonais.

Aprenda neste artigo a diferença entre Giro de estoque e Cobertura de estoque.

Estoque de Proteção ou Estoque Máximo

A função do estoque de proteção ou estoque máximo é proteger a operação da empresa e prevenir rupturas de estoque. Um bom estoque de proteção evita surpresas com demanda, aumentos abusivos de preço e muito mais.

Estoque Pulmão

Este tipo de estoque é um dos mais estratégicos para as indústrias. O estoque pulmão reúne matéria-prima ou de produtos semiacabados.

Estoque Regulador

O estoque regulador é ideal para empresas com várias lojas. Com ele, as empresas suprem o estoque de uma determinada loja para que esta possa auxiliar eventuais necessidades das demais.

Estoque em Trânsito

O estoque em trânsito refere-se às mercadorias que estão em vias de ser entregues pelos fornecedores. Alguns fatores podem atrapalhar este tipo de estoque, como por exemplo, a qualidade de rotas e até mesmo furtos de cargas.

Conclusão

Para administrar tantas informações vale ressaltar a importância de um sistema de gestão empresarial. O Bluesoft ERP, por exemplo, faz administração de estoque de qualidade com um rigoroso controle de estoque, acompanhamentos de vendas em tempo real e várias outras funcionalidades para levar sua operação para um outro nível.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.