Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema Integrado e 100% em Nuvem. E hoje Gleyci Souza fala sobre SPC e SCPC.

SPC ou Serviço de Proteção ao Crédito é gerenciado pela empresa SPC Brasil, que é responsável pelo armazenamento de dados sobre os pagadores brasileiros, tanto dos que têm dívidas como dos que não as têm. Esse serviço teve início em 1955, com o objetivo de convergir as informações do comércio em um só ponto de acesso, facilitando assim a consulta.

É um sistema de informações de crédito que utiliza os registros de adimplência ou inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas, que podem ou não usufruir de crédito.

Ou seja, é o sistema que informa a uma empresa se é seguro para ela ou não emprestar dinheiro para uma pessoa física ou jurídica, por exemplo. As ‘proibições’ incluem a retirada de empréstimos bancários, abertura de contas a prestação ou uso da opção crédito para pagamento de contas.

Já o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) realiza o mesmo serviço, mas surgiu em 2010, após uma segmentação dentro do próprio SPC. Por causa dos desentendimentos, algumas instituições concluíram que um novo banco de dados deveria ser criado. Houve aí a divisão. A empresa que administra o SCPC é a SPC Plus, criada pela consultoria Boa Vista para modernizar e informatizar os dados de crédito dos brasileiros.

Os dados do SCPC e SPC Brasil são divulgados para todos os lojistas do país por meio de uma rede específica, a Rede Nacional de Informações Comerciais.

As CDLs e as associações comerciais de todos os municípios do Brasil contam com um departamento de proteção ao crédito que atende desde o público até os empresários. Tais dados de crédito dos lojistas são processados e fazem parte do registro nacional da RENIC.

Assista ao vídeo. =D