Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, sistema em nuvem para redes varejistas e hoje Larissa Ramos fala sobre o Plano Real.

Plano Real foi o projeto que instituiu o real como moeda oficial do Brasil, na tentativa de estabilizar a economia nacional e controlar a hiperinflação.

Antes do Plano Real, o Brasil vivia com inflações gigantescas que chegavam a valores superiores aos 2.000%. Por este motivo, a inflação no país foi apelidada de “dragão”, pois era monstruosa e provocava uma alta muito grande nos valores dos produtos.

Oficialmente, o processo do Plano Real entrou em vigor no país a partir de julho de 1993, durante o governo do presidente Itamar Franco. Os responsáveis por elaborar todo este projeto econômico foram os membros de uma equipe de economistas do liderados pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

Ao todo, o Plano Real foi dividido em três etapas: o Programa de Ação Imediata (PAI), a criação da Unidade Real de Valor (URV) e, por fim, a implementação do Real como nova unidade monetária nacional.

Inicialmente, o objetivo do governo era “preparar o terreno” para a definição de uma nova moeda e, para isso, várias medidas econômicas foram tomadas previamente. Todas essas ações faziam parte do Programa de Ação Imediata, entre elas: corte de gastos públicos, ajustes nos bancos estaduais (punição severa às irregularidades), combate a evasão fiscal, privatizações, entre outras.

Assista ao vídeo. =D