Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre a Logística reversa.

Logística reversa é a área que trata do retorno de produtos, embalagens ou outros materiais desde o consumidor até o local de origem. O maior desenvolvimento da logística reversa está relacionado à questões ambientais e à necessidade de reutilização e reciclagem de materiais.

Além das questões relacionadas ao meio ambiente, a logística reversa também é muito utilizada no Varejo online que pode ser definido como todo o processo desde que o cliente solicita a troca ou retorno do produto, passando pelo preparo interno de checagem no estoque e envio de um novo item até o destino final da mercadoria devolvida.

Com base nisso, o lojista precisa lidar com diversas variáveis como atendimento ao cliente, estorno do item e do dinheiro, abertura de um processo de reenvio do produto, rastreamento de mercadoria, contar com parceiros estratégicos de logística, políticas de trocas etc. Ou seja, um processo bastante complexo, mas extremamente importante.

E-commerces que trabalham com logística reversa como forma de agregar valor a experiência de compra de seus clientes, estão saindo na frente no quesito retenção de clientes e essa tática pode ser explorada como um grande diferencial frente á concorrência.

Logicamente que o ideal é que a devolução não seja necessária e que a compra seja satisfatória, mas, quando imprevistos acontecerem, a logística reversa precisa ser bem definida e acompanhada com bastante atenção.

Assista ao vídeo. =D

Fonte: mandae.com.br