Imagine-se a caminho do supermercado com sua lista de compras na cabeça. Você percorre os corredores e vai pegando os itens aos poucos, sempre de suas marcas preferidas. Eis que você chega ao último e mais importante item da lista e… ele está faltando! Simplesmente não está lá. O que você faz? Compra um de outra marca ou larga tudo e decide fazer a compra outra hora? Seja qual for sua escolha, uma coisa é certa: você está frustrado. Agora, imagine que você está do outro lado do balcão, como o gerente ou dono daquele supermercado.

A falta de um produto na loja pode parecer pouco dentro do volume total de vendas, mas uma venda é sempre uma venda. E mais, um cliente frustrado é um cliente com menor chance de retornar. E isso é muito ruim para seu negócio. E nem pensamos na quantidade de pessoas que podem estar interessadas no item em falta. Se for um item popular, você está perdendo muitas vendas em potencial apenas por deixar um item faltar em suas gôndolas. Essa falta de acesso de produtos pelos clientes de um supermercado possui um nome: Ruptura.

A ruptura em supermercados pode ter várias causas, que estão presentes em todas as etapas da cadeia produtiva. Na melhor das possibilidades, a falta de um produto pode ser causada pelo grande volume de vendas. Isso acontece muito em promoções especiais quando as vendas sobem ou por um produto ser imensamente popular. Porém, esses casos costumam ser mais raro.
Um produto pode não ter sido reposto por falha no planejamento da loja ou porque os estoques acabaram antes que pudessem ser repostos. Ou os estoques acabaram porque a distribuidora não conseguiu entregar. A distribuidora podia não ter o que distribuir porque o produto não conseguiu chegar no país, no caso de um produto importado ou ser produzido no caso de um produto nacional. Várias causas que tem o mesmo resultado: vendas não acontecem.

Como as vendas ao consumidor final no supermercado são apenas a ponta final de uma longa cadeia produtiva; se não houver vendas toda a cadeia pode sair prejudicada e o consumidor também, afinal ele não conseguiu o que procurava. Com a Ruptura, todos saem perdendo.

Pode-se até pensar que se trata de um exagero dar tamanha importância à falta pontual de produtos em uma loja. Mas isso é mais comum do que se imagina. No final do ano de 2016, o índice de ruptura havia registrado queda ficando de em torno de 10%. Segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) estimou que a ruptura nos primeiros meses do ano chegou a mais de 13%, maior índice até então divulgado. Essa falta de produtos foi motivada pelo aumento de preços das distribuidoras e pelo menor número de vendas registrado no período. Porém, estimativas apontam que o efeitos nas vendas foi de 2,5% a 5%. Para grandes redes de supermercados essas porcentagens representam um valor muito alto.

A Ruptura é quase impossível de ser evitada, especialmente quando há grande circulação dos produtos. Entretanto, é importante fazer esforços para que ela ocorra o mínimo possível. O primeiro passo é conhecer bem os estoques e mantê-los sempre atualizados. Se você souber quais produtos tem e quais estão começando a ficar escassos, fica mais fácil de se evitar que faltem no estoque. Conhecer o tempo médio que os itens ficam nas gôndolas antes de serem vendidos permite um melhor planejamento das compras de reposição. Um inventário periódico também é essencial e auxilia muito nesse processo, pois ajuda a identificar possíveis problemas pontuais com os estoques. Com um sistema como o Bluesoft ERP você consegue fazer toda a gestão de operadores logísticos e centro de distribuições.

Toda a equipe de estoquistas do supermercado deve ser treinada para dar a prioridade aos itens que que saem mais rápido em detrimento aos itens de menor circulação. Desse modo, evita-se que faltem nas gôndolas itens que estão presentes nos estoques. Atenção especial deve ser dada a produtos perecíveis pois uma falha na reposição pode levá-los a estragar nos estoques. Produtos vencidos não podem ser vendidos.

Por fim, conhecer os hábitos dos clientes também é importante. O volume de vendas de determinados itens varia de acordo com o local e época do ano. Além de depender diretamente dos cenário econômico. É impossível saber exatamente como serão as vendas de em determinado período, mas é possível se planejar para tentar ao máximo evitar a ruptura.

Várias coisas podem causar a ruptura, mas seu efeito é sempre o mesmo: clientes insatisfeitos. Por isso ela deve ser evitada pois no varejo, o mais importante é manter seus clientes satisfeito!