Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre alguns cuidados com a logística, mais especificamente com relação a Entregas de Mercadorias.

Definir as melhores rotas para o envio de mercadorias as suas lojas não é uma tarefa fácil. É preciso tomar diversos cuidados para evitar os custos elevados assim como as rupturas ou necessidade de um estoque maior, o que pode prejudicar seu capital de giro.

O Primeiro ponto é definir qual o tipo de rota mais indicada para sua empresa. Você pode escolher entre iniciar a distribuição pela loja mais próxima do CD e finalizar com a mais distante. Que é indicado para locais com restrições de circulação. Ou justamente o inverso. Entregar para a filial mais longe e terminar com a mais próxima. Esse formato pode permitir que o veículo transite no contra-fluxo durante boa parte do percurso de volta, otimizando o processo.

O segundo ponto é contar com um profissional para acompanhar as mudanças nas condições de tráfego, interdição de ruas, obras, entre outros. A ideia aqui é estudar o tempo de deslocamento, a produtividade dos caminhões e os custos de combustível e de manutenção. A partir destes dados podem surgir mudanças nas rotas e nas ordens de entrega de mercadorias.

O Terceiro tem a ver com a Análise constante de dados para otimizar os roteiros de abastecimento. O objetivo é sempre identificar o menor percurso ou as especificidades de cada área. Por exemplo: em locais críticos de tráfego, o ideal é o caminhão circular em horários alternativos para evitar que produtos estraguem e economizar combustível.

E por último, nem sempre toda economia é válida. É possível que alguma rota aparentemente mais curta apresente condições ruins, como estradas esburacadas, muitos semáforos, obras constantes e até mesmo maior incidência de roubos. Apesar da economia pontual, esse caminho pode levar a aumento de despesas a longo prazo, será que vale o risco?

Assista ao vídeo. =D

Fonte: sm.com.br