Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, Wilson Souza fala sobre a diferença entre Atacado e Varejo.

A principal diferença entre varejo e atacado é o público-alvo de cada tipo de mercado, pois possui uma relação direta entre a quantidade de produtos vendidos e o preço final de cada item.
O comércio varejista é o mais “comum” no cotidiano das pessoas, pois vende seus produtos para os consumidores finais. O varejo comercializa por unidades, definindo os preços com base na média oferecida pelo mercado local.

Já o comércio atacadista, destina a venda de seus produtos às pessoas jurídicas, ou seja, que tenham CNPJ, como as instituições, empresas, restaurantes, e os demais lojistas que trabalham no varejo.

O atacado oferece produtos em grandes quantidades e a preços menores, pois comercializam as mercadorias diretamente das fábricas. Para se ter uma ideia, os preços do atacado podem ser até 50% menores do que no varejo, isso devido à venda em grandes quantidades.

Já no varejo, apesar dos preços mais altos, o consumidor final tem a possibilidade de fracionar o pagamento, através do parcelamento com cartão de crédito, o que não é uma pratica muito comum nos atacados.

Assista ao Vídeo. =D