Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema de Gestão 100% na Nuvem, Larissa Ramos fala sobre Tipos de Sociedade.

Quando você monta um negócio precisa determinar qual o tipo de sociedade terá, vamos ajudar mostrando quais os tipos de sociedade possíveis para seu negócio.

Para começar, precisamos entender o que é uma sociedade. Do ponto de vista jurídico, é um contrato entre pelo menos duas pessoas que se unem em prol de uma determinada atividade econômica para partilhar os resultados, ou seja, uma sociedade obrigatoriamente terá sócios.

Agora, se você pensa em ter sócios existem alguns tipos de sociedade:

Sociedade Simples: é uma sociedade que só pode ser constituída com a finalidade de prestação de serviço intelectual, artística ou de natureza científica. Dentro dos tipos de sociedade, esse é o único que não permite que se exerça qualquer atividade com a finalidade de produção ou circulação de bens e serviços.

Sociedade em Nome Coletivo: só podem participar pessoas físicas e todos os sócios possuem responsabilidade ilimitada pela empresa, ou seja, em caso de dívidas, seus bens pessoais serão utilizados para quitação das pendências financeiras.

O nome oficial da empresa deve ser composto pelo sobrenome de um ou mais sócios e ter pelo menos um sobrenome de sócio omitido, deve ser acompanhado pela expressão “& CIA”.

Dentro dos tipos de sociedade, essa permite que o capital social seja contribuído com prestação de serviço, e não necessariamente com dinheiro. Nessa sociedade pode exercer atividade econômica, comercial e civil.

Sociedade em Comandita Simples: dentro dessa sociedade existem dois tipos de sócios: os comanditados que são pessoas físicas que respondem ilimitadamente pelas ações sociais e os comanditários que respondem somente pelo valor de suas respectivas cotas. A empresa pode conter somente o nome de sócios comanditados e é esse tipo de sócio que é responsável também, por administrar a empresa.

Assista ao vídeo. =D