Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema Integrado e 100% na Nuvem, Gleyci Souza fala sobre Quanto Cobrar pelo seu Produto ou Serviço.

O primeiro passo para definir o preço para o seu produto ou serviço é saber quanto custa para produzi-los. Após descobrir quanto vale para produzir é importante montar o preço de venda do seu produto ou serviço.

A definição do preço de venda é muito importante para o sucesso da empresa. Se o preço for definido de maneira errada, isso significará prejuízos e grandes perdas para a empresa. Por isso, é importante ter em mente que o preço de vendas (o que será cobrado dos clientes) deve ser capaz de cobrir todos os custos que a empresa produz, todas as despesas que ela tem para vender e ser capaz de aumentar o seu lucro.

Cobrar o valor certo pode ser um dos melhores caminhos para aumentar a competitividade da empresa com os concorrentes. Um modelo que vale a pena usar para a formação de definição de preço de venda é:

Custos + Despesas + Lucros = Preço de vendas.

O custo é quanto sua empresa gasta para produzir o produto ou serviço.

A Despesa é quanto sua empresa gasta para vender o produto ou serviço, gerando assim a receita.

O lucro é o retorno que sua empresa terá ao vender o produto ou serviço. O lucro é o valor que financia o crescimento do seu negócio.

Com relação à empresas de serviços, uma característica muito comum é ter a maior parte dos custos investidos em mão de obra. Isso é o esperado, já que o que a empresa vende são serviços.

Um dica muito importante é que com o preço de venda definido, é possível realizar uma comparação entre o seu preço de venda e o preço cobrado pelos seus concorrentes. Isso mostrará se a sua empresa está dentro da competição no mercado e se é preciso baixar ou até mesmo aumentar sua margem de lucro.

Fique alerta: Existem empresas que não conseguem se diferenciar pela qualidade e cobram um valor muito abaixo do possível. Não faça isso, pois muitas empresas fecham as portas por não suportar funcionar com prejuízo por longos períodos. Prefira oferecer qualidade com preço justo.

Assista ao vídeo. =D