Seja bem vindo ao Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre o Market Share.

Entre todas as métricas que podem ajudar um empreendedor a medir o sucesso da sua empresa, seu volume de vendas e sua capacidade de crescimento, o Market Share é uma das mais importantes.

O market share ou “participação de mercado” indica o tamanho da fatia de mercado que uma empresa possui em um segmento como um todo ou no volume de vendas total de um determinado produto. Essa medida é importante para descobrir quais as forças e dificuldades de uma empresa, comparar seu tamanho com a concorrência e mensurar a aceitação dos seus produtos.

Exemplificando de forma simples, digamos que a sua empresa seja especializada no ramo de aparelhos celulares e você venda um total de 4 mil peças por mês. Se o volume de vendas de todos os concorrentes somados nessa área de atuação for de 10 mil peças por mês, por exemplo, isso quer dizer que seu market share é de 40%. Logicamente que você precisa levar alguns pontos em consideração como qual o mercado, se é local, global, a linha de produtos, o público alvo os concorrentes entre outras coisas.

Descobrir qual é a participação que seu negócio tem no mercado vai ajudá-lo a avaliar qual o tamanho da sua empresa, o que pode servir de base para elaborar estratégias de crescimento e descobrir onde você quer chegar.

Para calcular o market share, o ideal é contratar uma empresa que faça pesquisas de mercado. Contar com esse serviço pode ser um fator determinante para entender concorrência, a demanda pelos seus produtos e trabalhar campanhas de marketing e lançamento de novos itens de forma otimizada.

Assista ao vídeo. =D

Fonte: http://destinonegocio.com/br/empreendedorismo/o-que-e-market-share-e-como-sua-empresa-pode-se-beneficiar-disso/