Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Forecast.

Forecast é a previsão de demanda futura, ou seja, quanto e quando a empresa deverá produzir e comprar para atender os pedidos e expectativa de vendas.

Para isto, a pessoa responsável pelo planejamento de demanda deve conhecer bem o negócio da empresa, ou seja, seus fornecedores, seus clientes, estar atento a questões políticas que possam afetar o seu negócio, como por exemplo alterações tributárias a seu favor ou desfavor, como corte de incentivos existentes ou implantação de incentivos fiscais, entre outras questões.

Além de ajustar o orçamento, o Forecast deve ser visto com uma ferramenta que traz diversos benefícios, tais como:

• Alinhamento, que é quando a empresa é constantemente alinhada com cenário planejado, e com o que realmente está sendo realizado;

• Oportunidade, quando se possibilita modelar a empresa à novas oportunidades de mercado que não foram previamente mapeadas;

• Aprendizado, que com o uso do Forecast é possível identificar padrões de períodos que costumam sair do previsto, e aprender a prevenir tais cenários.

O orçamento define aonde ser quer ir, enquanto o Forecast nos mostra para onde realmente estamos indo. E com base nisto, podemos verificar a necessidade os caminhos e os objetivos, enriquecendo todo processo orçamentário e de acompanhamento.

Assista ao vídeo. =D