Neste Papo Express da Bluesoft, Sistema de Gestão na Nuvem, Larissa Ruana fala sobre CPF.

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um documento de identificação necessário para as pessoas físicas que estão sujeitas a várias situações do cotidiano, como abrir conta em banco, operar na bolsa de valores, obter registro em carteira profissional. Desta forma, o CPF é o principal documento de identificação depois do RG.

Trata-se de um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil, o qual contém informações cadastrais dos cidadãos. Uma vez cadastrado, o cidadão receberá um número único e definitivo que o acompanhará por toda a vida civil.

Atualmente, foi descontinuado o fornecimento do cartão àquele que se cadastrou, sendo necessário que o cidadão faça a impressão do documento pela internet. Sendo que a solicitação do documento pode ser feitos por dois meios: presencial e pela internet.

O objetivo central do CPF é identificar cada pessoa, como chave de diferenciação. É usado em organizações públicas e privadas, agências bancárias, órgãos de governos e empresas privadas de uma forma geral.

Assista ao vídeo. =D