Neste Papo express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, Larissa Ruana fala sobre CNPJ.

O CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um cadastro realizado e administrado pela Receita Federal, com o intuito de registrar os dados de pessoas jurídicas, o que garantirá os direitos fiscais e jurídicos de empresas.

É somente com o CNPJ que se pode registrar o nome da firma, emitir notas fiscais e conseguir contratos mais elaborados com fornecedores, por exemplo.

O CNPJ também guarda dados de empresas para consulta, tais como: Número da inscrição; Se é Matriz o Filial; Data de abertura; Nome da empresa; Nome fantasia, se houver; Código e descrição da atividade econômica principal; Código e descrição das atividades econômicas secundárias; Código e descrição da natureza jurídica; Endereço; Situação cadastral e entre outros.

A importância do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica está na necessidade de emitir notas fiscais, ter respaldo jurídico e legalidade fiscal, além de precisar solicitar máquinas de cartão com taxas mais baixas. É necessário, também, para que funcionários tenham todos os direitos trabalhistas garantidos.

Assista ao vídeo. =D