Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Planejamento Financeiro.

Uma gestão financeira não consiste apenas em operar para fazer pagamentos e recebimentos. Fazer o planejamento é uma etapa essencial para uma gestão financeira de sucesso. Veja agora algumas dicas para fazer um bom planejamento financeiro:

1- Construa uma cultura de planejamento.

Inserir uma cultura de planejamento consiste em mudar a mentalidade e o comportamento da empresa. É fundamental que essa cultura envolva a todos e não apenas os diretores e sócios. Isso permite que os funcionários tenham uma visão dos objetivos da empresa e estejam alinhados e empenhados em alcançar as mesmas metas.

2- Crie um planejamento a curto, médio e longo prazo.

Para inserir um planejamento financeiro, é importante que ele seja feito inicialmente em três etapas: Operacional, que consistem em um planejamento para um prazo de 1 a 3 meses. Tático, que deve cobrir um prazo de até 6 meses e Estratégico, que deve durar ao menos 1 ano.

3- Defina um Orçamento Anual

Para que os planejamentos feitos conformes as etapas mencionadas anteriormente sejam eficientes, é necessário transformá-los em valores e estimativas que estejam de acordo com a realidade da empresa e assim trabalhar para que as operações estejam sempre o mais próximo possível dessas metas.

O planejamento financeiro é um trabalho contínuo e pode sofrer alterações que podem ser causadas por fatores internos ou externos à empresa. Por isso, é importante fazer inspeções em ciclos menores e fazer adaptações, se necessário, afim de evitar qualquer falha.

Por isso, deixe o Planejamento Financeiro Vivo e Dinâmico dentro da sua empresa. Compartilhando o planejamento com os envolvidos e acompanhando toda a evolução.

Assista ao Vídeo. =D