Afinal, o que é Planejamento Financeiro?

Planejamento Financeiro é o ato de organizar as finanças ao se estudar a situação atual, traçar objetivos e ações para alcançar eles.

O planejamento financeiro pode ser adotado pessoas físicas ou empresas, sejam elas privadas ou públicas.

Dicas para fazer um bom planejamento financeiro

Uma gestão financeira não consiste apenas em operar para fazer pagamentos e recebimentos. Fazer o planejamento é uma etapa essencial para uma gestão financeira de sucesso. Veja agora algumas dicas para fazer um bom planejamento financeiro:

1- Construa uma cultura de planejamento.

Inserir uma cultura de planejamento consiste em mudar a mentalidade e o comportamento da empresa. É fundamental que essa cultura envolva a todos e não apenas os diretores e sócios. Isso permite que os funcionários tenham uma visão dos objetivos da empresa e estejam alinhados e empenhados em alcançar as mesmas metas.

2- Crie um planejamento a curto, médio e longo prazo.

Para inserir um planejamento financeiro, é importante que ele seja feito inicialmente em três etapas: Operacional, que consistem em um planejamento para um prazo de 1 a 3 meses. Tático, que deve cobrir um prazo de até 6 meses e Estratégico, que deve durar ao menos 1 ano.

3- Defina um Orçamento Anual

Para que os planejamentos feitos conformes as etapas mencionadas anteriormente sejam eficientes, é necessário transformá-los em valores e estimativas que estejam de acordo com a realidade da empresa e assim trabalhar para que as operações estejam sempre o mais próximo possível dessas metas.

O planejamento financeiro é um trabalho contínuo e pode sofrer alterações que podem ser causadas por fatores internos ou externos à empresa. Por isso, é importante fazer inspeções em ciclos menores e fazer adaptações, se necessário, afim de evitar qualquer falha.

Por isso, deixe o Planejamento Financeiro Vivo e Dinâmico dentro da sua empresa. Compartilhando o planejamento com os envolvidos e acompanhando toda a evolução.

Assista ao Vídeo. =D