Nesta semana, a gigante do comércio eletrônico americano Amazon.com anunciou que está comprando a Rede Supermercadista Whole Foods por quase 14 bilhões de dólares em dinheiro.

Poucas semanas antes disso, o Walmart inaugurou uma loja com um modelo completamente diferente das demais, uma loja somente para retirada (pickup), ou seja, só é possível comprar pela internet e retirar no local.

Existe também o “Uber do Supermercado” chamado de Instacart. É um serviço em que o consumidor compra pela internet, e um shopper – uma pessoa autônoma, que seria equivalente a um motorista do Uber – vai ao supermercado, compra os produtos, paga no caixa e entrega na casa do consumidor em 1 hora.

Para isso, o supermercado não precisa oferecer e-commerce por conta própria, o Instacart cuida de tudo. E o consumidor paga pelo aplicativo somente quando recebe as compras.


 
No Reino Unido, a Ocado, um supermercado que só vende online, já está se tornando um dos players mais relevantes do país. E o e-commerce no país já está se aproximando de quase 20% do total das vendas do varejo.

Eu gosto de pensar que os Estados Unidos e o Reino Unido funcionam como uma espécie de bola de cristal para nós aqui no Brasil.

Quase tudo que vemos acontecendo nos negócios lá, depois de alguns anos, ou até meses, acontecem por aqui também. Podemos olhar para o mercado de televisão e o Netflix, ou de música com a Spotify, ou até mesmo o Táxi e o Uber. É praticamente inevitável. Ninguém segura a inovação.

A Bluesoft está pronta para ajudar os supermercadistas a fazerem parte desse movimento e tornarem suas lojas presentes no mundo online e a experiência dos seus consumidores mais multicanalizada ou omnichannel.

Tudo isso através da nossa tecnologia e de parcerias com os maiores especialistas em e-commerce no Brasil. E claro, 100% integrado ao Bluesoft ERP.

Pense na Internet como um canal de vendas extra e integrado, que vai atrair novos clientes para sua loja e aumentar o ticket médio, ao passo que também melhora e complementa a experiência dos clientes nas lojas físicas.

Não se preocupe, há diversos modelos possíveis, e dá para ir aos poucos.

Você pode, por exemplo, começar apenas com uma vitrine online expondo seus produtos, preços e ofertas, e algumas funcionalidades de programa de fidelidade como consulta de pontos acumulados e cupons de descontos exclusivos.

Agora que você já tem uma presença online e exibe produtos e preços na internet, já pode evoluir para o modelo de Drive-Thru (ou click & collect), em que o cliente compra pela Internet, mas retira os produtos na loja.

Com o Click&Collect você já precisou desenvolver as competências de picking (separação de produtos), e agora, finalmente, num terceiro passo, pode evoluir para o delivery entregando os produtos na casa do cliente.

Seja qual for a sua necessidade: Vitrine, Drive, ou Delivery, a Bluesoft pode te ajudar!

Entre em contato com a nossa equipe comercial, ou simplesmente responda este e-mail para marcarmos uma reunião. Podemos discutir juntos a sua estratégia de e-commerce e como a Bluesoft pode te ajudar a colocá-la em prática.

 

Abraços,

André Faria

CEO