Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Sindicato.

Sindicatos são pessoas jurídicas de direito privado que possuem atuação e são reconhecidas por lei como representantes de categorias de trabalhadores ou econômicas (empregadores), ou seja, sindicato é uma associação de trabalhadores tendo como função defender os interesses e direitos profissionais da mesma categoria profissional ou de empresas ou entidades que atuam em um mesmo ramo de atividades e de sua cidadania.

Cada trabalhador é livre para participar de um sindicato e dele se tornar sócio, sendo o conjunto dos trabalhadores organizados num sindicato livre de estruturar e regular o seu funcionamento e definir as formas e os objetivos da ação coletiva.

A única função dos sindicatos, é a de “representar os interesses dos trabalhadores” sob determinada jurisdição, visando o bem estar do grupo. As restrições, ênfase adotada pela ação sindical, são determinadas pelo ambiente sócio-econômico, pelo sistema político, pela cultura (educação) e pela ideologia dos detentores do poder.

Os sindicatos de trabalhadores são chamados de Sindicatos Profissionais e do de empresas ou entidades de Sindicatos Patronais.
No Brasil, os sindicatos são subsidiados por uma contribuição obrigatória (conhecida como imposto sindical) e também arrecadam recursos por via de contribuições assistenciais (estipuladas em dissídios, acordos e convenções coletivas) ou confederativas.

Assista ao vídeo. =D