Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre GNRE.

A sigla GNRE significa Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais. É um documento que contempla os valores do ICMS ST sobre as vendas efetuadas para outros Estados.

Como sabemos, no Brasil existem vários tipos de obrigações a serem pagas pelas pessoas físicas e jurídicas. Estas obrigações podem ser de âmbito municipal, estadual e federal e para que o imposto seja pago e repassado para o devido responsável pelo recolhimento, são necessárias as gerações das guias de recolhimento, e uma das guias utilizadas é a GNRE.

A guia funciona como um boleto, um documento para que o contribuinte possa gerar, pagar e o valor recolhido será repassado ao Estado em que a obrigação é devida.

O valor do ICMS devido ao Estado de São Paulo, deve ser feito exclusivamente pela Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), e ela pode ser emitida através do site da Fazenda e posteriormente paga em qualquer agência bancária autorizada pelo Estado.

Já o valor do ICMS devido aos demais Estados da federação, devem ser recolhidos através da GNRE, que pode ser obtida pelo próprio site da GNRE.

Assista ao Vídeo. =D