Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Gerenciador Financeiro.

O Gerenciador Financeiro é algo ou alguém que gerencia as atividades financeiras de uma empresa. O bom Gerenciador Financeiro se adapta aos processos financeiros da empresa e propõe atividades simples de gestão de atividades.

Em geral, o processo de gestão financeira de uma empresa envolve:

1. Fazer o controle das cobranças

Fazer a cobrança é um dos grandes desafios das empresas, porque existe todo um processo para evitar inadimplências. Por isso a gestão financeira precisa estar atenta para evitar prejuízos.

2. Fazer o controle dos recebimentos

Depois de cobrar os clientes, é necessário fazer o recebimento. E isto não inclui somente conferir quem pagou e atualizar o fluxo de caixa, mas é preciso entender o comportamento dos pagadores.

3. Fazer o controle dos gastos

Depois de cobrar e receber, é preciso cobrir as despesas para garantir a continuidade dos negócios. Nessa etapa, o papel da gestão financeira é conhecer profundamente onde o dinheiro da empresa é gasto, identificar e cortar gastos desnecessários, entre outros

4. Controlar investimentos.

Depois de cobrar e receber, é preciso saber como investir. E isso é o que diferencia cada empresa. Para saber sobre o investimento do dinheiro, é preciso analisar e organizar as movimentações. O Gerenciador Financeiro vai permitir que determinada empresa organize suas movimentações com categorias (ou plano de contas) e centros de custo.

5. Fazer a análise dos relatórios das movimentações financeiras

Nesta parte do processo, o Gerenciador Financeiro precisa ter relatórios fáceis de serem lidos e de preferência, serem acessíveis de qualquer lugar para que a análise possa ser feita.

Assista ao vídeo. =D