Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre CNAE.

O CNAE que significa Classificação de Atividades Econômicas é uma padronização adotada pelo Brasil para identificar as unidades produtivas como as pessoas jurídicas ou os profissionais autônomos nos cadastros e registros da administração pública.

Todas as empresas possuem um CNAE Principal, que identifica a atividade da empresa perante o Estado.

Essa classificação contribui para melhorar sistemas de informação público que dão suporte para as decisões e ações do Estado, facilitando o registro e a categorização de empresas.

A classificação CNAE está em modo de hierarquia com 5 níveis. Sendo elas: Seções, Divisões, Grupos, Classes e Subclasses.

Os níveis são uma organização para facilitar a busca pela atividade, que inicia pelo nível de seção aonde são agrupadas todas as atividades e finaliza com o nível de subclasse que é definido para utilização do Estado, e também por entidades privadas e órgãos de apoio governamental.

O nível de Subclasse é o mais importante, esse nível contempla o código completo do CNAE e é ele que é utilizado pelas empresa e pelo órgãos públicos.

A definição, atualização são de responsabilidade de CONCLA, mais especificamente da Subcomissão Técnica para a CNAE.

O desenvolvimento do CNAE seguem diversos princípios aplicados no desenvolvimento de classificações de atividades econômicas, que tem o intuito de obedecer os seguintes requisitos.

Cobertura Completa do Universo Representado; Definição de Categorias mutuamente excludentes; Organização hierárquica para possibilidade de usos diferentes com propósito estatísticos; Estabilidade durante um determinado período de tempo;

Atualmente o CNAE é estruturado de forma hierárquica com 5 níveis, e conta na sua estrutura com:

• 21 Seções
• 87 Divisões
• 285 Grupos
• 673 Classes
•1301 Subclasses

O modelo de codificação adotado é misto, sendo formado tanto de letras alfabéticas para indicar o nível mestre, a Seção, e de códigos numéricos para os demais níveis de agregação, Divisão, Grupo, Classe e Subclasse.

Assista ao vídeo. =D