Neste Papo Express, Wilson Souza dá algumas dicas para você realizar uma boa execução de Planograma.

Nós já fizemos um papo Express sobre o que é o planograma, que basicamente representa o modelo de exposição de cada categoria.

Ele define a quantidade de itens expostos, o número de frentes de cada versão, o tipo e altura de empilhamento. Ou seja ele aponta como organizar as diferentes marcas e produtos dentro da loja.

Cada detalhe do planograma deve servir para facilitar a compra, aumentar o giro e lucro da categoria. E tão crucial quanto definir bem esse desenho é executá-lo com eficiência, pois quando bem feito pode incrementar de 30% a 40% o volume de vendas.

O Primeiro passo de uma boa execução de planograma, é Explicar para área comercial, marketing, supply chain e a loja as razões de fazê-lo e os resultados que se espera dele. Com isso, cada setor conseguirá ver e entender quais são as suas responsabilidades dentro do processo geral de compra. É interessante criar um documento com todos os detalhes do planograma e compartilhar a cópia com os setores envolvidos.

Ouvir o pessoal da loja antes e após a implantação do projeto é extremamente importante. É essa equipe que está mais perto do consumidor, eles conhecem o dia a dia da operação e pode dar sugestões muito úteis. O repositor, por exemplo, deve ser o primeiro a entender por que o planograma foi montado daquele jeito, e qual é o seu papel no sucesso da empreitada.

Também é necessário Atualizar o planograma a cada introdução de um novo produto no mix, principalmente para não bagunçar a exposição e muito menos as vendas.

Assista ao vídeo. =D