Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre XML.

O Arquivo XML (Extensible Markup Language) é um tipo de arquivo de texto com formato definido pelo emissor, ou seja, pode ter qualquer formato. Esse arquivo XML é utilizado pelo SEFAZ para armazenar as informações fiscais da operação comercial, como a nota fiscal eletrônica.

A Secretária da Fazenda ao transformar os Documentos Fiscais para o meio Eletrônico utilizou o tipo de Arquivo XML para enviar e receber informações dos contribuintes. Sendo assim, o arquivo XML tem a finalidade de interagir com os Sistemas da Secretaria da Fazenda e com os sistemas emissores de NF-e, CTe, CC-e, etc, tornando todo o processo fiscal digital, automático, mais ágil e com menor possibilidade de erros ou sonegações.

Para o caso da nota fiscal eletrônica, é necessário salvar esse arquivo e manter disponível para consultas por 5 anos. Por isso é necessário salvar em algum lugar seguro de descargas elétricas ou roubos.

Existem programas para criar os Arquivos XML, como os Emissores de Nota Fiscal Eletrônica. Esses programas pedem as informações para o usuário, como por exemplo, qual o cliente ou quais os produtos, para formar o arquivo. Após salvar essas informações, os emissores de notas fiscais eletrônicas, salvam e assinam o arquivo XML com auxílio do certificado digital.

Esse arquivo não serve para leitura humana, mas é formatado para a leitura pelo computador. A secretaria da fazenda disponibilizou alguns leitores de Arquivo XML para ler o conteúdo do Documento Fiscal e exibi-lo de maneira que possamos entender.

Caso queira ler algumas informações do arquivo e não tenha nenhum Leitor de XML, pode abrir o arquivo XML com o blocos de notas. É um pouco mais difícil de ler o arquivo dessa maneira, mas algumas informações é possível identificar.

Assista ao vídeo. =D