Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre Correspondente Bancário.

O Correspondente Bancário foi criado como solução para atender regiões que não contavam com agências bancárias, mas com o passar do tempo as agências bancárias foram atribuindo aos correspondentes atividades próprias, o que possibilitou que as mesmas se tornassem tradicionais nos serviços de loteria federal, pagamentos de contas e outras atividades que sobrecarregariam as agências bancárias.

Mas pela proximidade e necessidade de atendimento, as agências de correspondentes bancários também realizam atividades de operações bancárias, encaminhamento de cartões de crédito e outros serviços que foram possíveis desde que saiu a decisão do Banco Central do Brasil, em 2010.

A decisão cria polêmica, mas para quem pretende se tornar correspondente bancário, a decisão pode ser a medida para ampliação dos serviços, o que possibilita que os agentes encontrem maior aquecimento econômico nas rotinas diárias oferecidas por este ramo.

O Correspondente Bancário é a Pessoa Jurídica que atua somente como correspondente de serviços bancários ou que atua também com outras atividades complementares.

As novas resoluções expedidas pelo Banco Central possibilitaram que o correspondente bancário pudesse oferecer diversos serviços ficando, porém, proibido de oferecer os seguintes serviços: adiantamento de recursos, emissão de cheques ou outros títulos em favor próprio, dentre outros.

Assista ao Vídeo. =)