Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Apuração do Resultado do Exercício (ARE).

As Contas de Resultados ou Contas Diferenciais são as contas referentes a Receita e Despesas e pertencem à Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. A Apuração do Resultado tem o objetivo de avaliar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, sendo realizada por meio do confronto das Receitas e Despesas do período.

É importante também destacar que o confronto das Receitas e Despesas deve ser de acordo com o Princípio da Competência. E o Princípio da Competência tem uma grande importância para a Contabilidade, pois determina uma forma de registrar os eventos, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio.

O entendimento deste princípio se dá pela forma de contabilização, onde, a Receita deve ser contabilizada no período em que foi gerada, independentemente do seu efetivo recebimento.

A receita será considerada gerada (ganha) no momento em que ocorrer a transferência da propriedade da mercadoria (entregue) ou serviço prestado.

De maneira analógica à Receita, a Despesa deve ser contabilizada no período em que foi incorrida (consumida), utilizado o recurso, independentemente do pagamento, ou seja, da efetiva saída do dinheiro do caixa ou bancos.

Assista ao vídeo. =D