Neste Papo Persona, Wilson Souza fala sobre o cargo de Tesoureiro.

O Tesoureiro é o profissional responsável por efetuar todos os lançamentos e baixas referentes a recebimentos com cartões de crédito e débito no sistema integrado de gestão. Geralmente ele é o profissional que realiza pagamento de fornecedores, alimenta o sistema com entradas e saídas, efetua atendimento ao cliente (recebimento de cheques devolvidos) e fechamento geral.

Entre as responsabilidades de um Tesoureiro estão, atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, realizar lançamentos contábeis, emitir notas fiscais, conferir e lançar boletos relativos a compras, efetuar conferência do movimento financeiro, acompanhar orçamentos, fluxo de caixa, emissão de cheques, notas fiscais e outros documentos referentes ao setor de tesouraria.

Além disso, ele ainda negocia junto aos bancos as taxas de captação e aplicação de recursos financeiros. Realiza cálculos financeiros, conciliação bancária e escrituração contábil dos pagamentos e recebimentos.

Por ser o profissional responsável por planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços da tesouraria ele geralmente se relaciona com a área financeira, contábil e administrativa da empresa, por isso deve também zelar pelo bom relacionamento, e estar sempre antenado nas últimas notícias e leis dessas áreas destacadas.

Assista ao vídeo.