Neste Papo Persona, Wilson Souza fala sobre o cargo de Comprador.

A profissão de comprador é muitas vezes confundida com a tarefa de comprar. Levando-se em conta os diferentes tipos de empresas, na prática, o processo de compras pode ser feito por profissionais de diversas áreas como logística, manutenção, área comercial, etc. Ou seja, cada empresa desenha seus procedimentos de compras buscando aperfeiçoar o tempo, custo e conhecimento do material comprado.

Porém, em empresas mais estruturadas em seus processos, existe sempre o papel de comprador profissional que possui experiência e habilidades para exercer as tarefas relacionadas às compras de maneira mais estratégica e eficiente.

São profissionais que desenvolvem competências como negociação e um senso de organização que leva dados históricos para decisões mais assertivas principalmente nas escolhas de seus fornecedores. Ou seja, um comprador profissional não faz apenas compras: ele conhece regras de negócio, acompanha o fluxo de entrega, negocia com fornecedores, faz cotação, analisa materiais, entre outras coisas.

A tarefa principal de um comprador é adquirir suprimentos e serviços que se dividem em compras de matéria-prima, manutenção industrial ou comercial, compras administrativas e negociação de contratos.

As principais Habilidades e competências pessoais de um comprador são: negociação; organização de informações; realização de cálculos e impostos; planejamento; comunicação interpessoal e objetividade;

No caso dos atacadistas e distribuidores, os compradores devem saber planejar e tomar decisões rapidamente. Saber antecipar as preferências do consumidor, fazer com que as mercadorias estejam com estoque apropriado e possuindo qualidades como bom julgamento e autoconfiança.

Assista ao vídeo. =D