Neste Papo Express Larissa Ruana fala sobre Tipos de Custo.

Um dos principais pontos de uma boa gestão é o controle dos custos e despesas. Sem esse controle, dificilmente a empresa terá um bom resultado, atingirá o resultado esperado ou até mesmo, poderá minimizar prejuízos devido a fatores diversos que podem afetar a empresa.

Como existem diversos tipos de custos e despesas, neste vídeo eu vou falar sobre alguns tipos de custos, aqueles gastos realizados com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços para comercialização, que será a fonte principal de receita da sua empresa.

O primeiro deles é o Custo de produção. Que é obtido pelo somatório dos custos advindos do consumo de bens e serviços, para que um outro bem ou serviço seja produzido.

Podemos classificar ainda o custo de produção em duas situações: a priori onde o custo é estimado antes que o processo produtivo. E a posteriori, onde o custo é obtido após o processo produtivo.

O segundo é o Custo Direto. Que são os custos diretamente ligados aos produtos, tais como: compra de mercadoria, frete, entre outros.

O terceiro é o Custo Indireto, que é necessário para obter produtos porém não estão diretamente relacionados, esse tipo de custo é o mais difícil para controle e o que precisa de mais atenção.

Como por exemplo: pagamento de funcionários, custo de energia elétrica para produção, custo de armazenagem, etc.

E, por último o Custo de reposição que é um método de custo que é usado como critério de avaliação para os custos futuros das novas aquisições, não observando os custos históricos dos itens consumidos.

Podemos considerar o termo em inglês NIFO = Next in first out, ou seja, o próximo produto a entrar é o primeiro a sair.

Assista ao vídeo. =D