Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Protesto de Duplicatas em Cartório.

Quando é realizada uma venda a prazo, o comprador se compromete com o comerciante. Caso ele não cumpra com a sua parte honrando seu compromisso na data acordada, ele poderá enfrentar alguns problemas uma vez que o credor pode levar seu título para protesto em cartório.

O protesto é um ato público que caracteriza a impontualidade ou a inadimplência por parte do devedor. Uma vez que o título é protestado, cabe ao credor tomar a decisão se irá executar a dívida judicialmente, abrir processo de falência ou se irá renegociar a dívida com o devedor e aguardar o pagamento. Enquanto o título não for pago, o devedor ficará registrado nos órgãos responsáveis pela certidão positiva de protesto, como o SERASA ou SCPC.

O protesto de um título pode ser feito através do banco onde o boleto foi registrado ou diretamente em um cartório de protestos, assim como a solicitação da baixa quando o pagamento é efetuado. É importante lembrar que no caso de boletos bancários, só é possível realizar o protesto de boletos de carteira registrada.

Assista ao vídeo.