Neste Papo Express Wilson Souza fala sobre Inteligência Comercial.

Inteligência Comercial é uma área estreitamente ligada ao varejo atual, na qual os responsáveis trabalham com dados e análises para abastecer o setor comercial com informações úteis na negociação, além de participar da definição de pricing, gerenciamento por categorias e trade marketing.

Seu principal objetivo é Melhorar a massa de margem. Pois, os indicadores e análises que sairão da área de inteligência comercial levarão à melhora nos resultados de cada categoria. Além de ajudar os compradores a trabalhar com informações mais relevantes otimizando seu tempo e tornando suas funções mais estratégicas.

O Primeiro passo da Inteligência Comercial é a apuração dos dados atuais para gerar indicadores e relatórios de fácil compreensão. Com isso o seu comprador não precisará perder tempo decifrando números. Cabendo a ele somente a decisão final, pautada em informações objetivas, conectadas e de profundidade.

A área de inteligência acompanha e analisa dados de produtividade, rentabilidade, vendas, market share e verifica se cada indicador chegou ao patamar desejado. Além disso a área de inteligência pode também sugerir melhorias no mix de produtos, desde a produção de novos itens, a correta precificação e a organização logística da loja.

Cabe a equipe de Inteligência Comercial Analisar todos os negócios da empresa, projeções de vendas e indicadores comerciais. Ela irá Acompanhar concorrência, estudar tendências e mapear o potencial do mercado, com objetivo de elaborar relatórios e reportar informações relevantes à diretoria.

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