Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Centro de Resultados.

Assim como uma empresa pode ser dividida em departamentos e setores, a gestão financeira também pode ser dividida de modo que facilite a identificação de onde os recursos financeiros estão sendo gastos ou onde estão sendo gerados lucros.

Muitas empresas segmentam áreas como geradoras de receitas ou despesas, porém existem segmentos que podem ser responsáveis por ambos os lados e portanto devem ser vistas como geradoras de Resultados. Neste ponto, o relatório de Centro de Resultados irá demonstrar o resultado final de cada segmento dentro de um todo, o que irá facilitar a análise e alinhamento com os objetivos da empresa.

Quanto maior o nível de detalhamento do seu plano de contas, mais detalhadas serão as informações obtidas. Por exemplo: é possível ter centros de resultados genéricos como Compras e Vendas que terão informações do total gasto e do total de lucro de um período, porém as informações podem ficar ainda mais detalhadas e fáceis de serem analisadas se houverem grupos como por exemplo: Compras de Materiais de Escritório, Compras de Mercadorias ou Receitas com vendas da padaria, receitas com venda de hortifruti, entre outros.

Com isso, é possível aprimorar a tomada de decisões na empresa, tais como: definir limites de gastos por setor e assim evitar gastos desnecessários, além de identificar os setores onde a empresa está obtendo maiores lucros e assim fazer investimentos mais assertivos.

Para facilitar o controle dos centros de resultado registrando corretamente todas as informações, uma dica é possuir um bom software de gestão que possa automatizar o processo e fornecer resultados mais rápidos e precisos.

Assista ao Vídeo. =D