Que tal saber quanto cada área da sua empresa está gastando e lucrando mensalmente? Saiba como obter essas informações através dos Centros de Resultado.

O que são Centros de Resultados?

Assim como uma empresa pode ser dividida em departamentos ou setores, a gestão financeira também pode. Isso facilita identificar onde os recursos financeiros estão sendo gastos ou o que está gerando lucro.

Infelizmente, muitas empresas ainda segmentam as áreas como geradora de Receitas ou de Despesas. Isso cria uma falsa análise de dados, pois existem segmentos responsáveis por ambas e, portanto, devem ser vistas como geradoras de Resultados.

É neste ponto que os Centros de Resultado trabalha. É identificando o que cada área ou projeto produz dentro do todo, dentro dos objetivos da Empresa. Com isso, o gestor consegue enxergar o que cada tarefa rende e assim tomar melhores decisões de produção.

O relatório de Centro de Resultados demonstra o resultado final de cada segmento dentro de um todo. Isso é importante pois facilita a análise e alinhamento com os objetivos da empresa.

Como o uso dos Centros de Resultado podem ajudar na minha gestão financeira?

Quanto maior o nível de detalhamento do seu plano de contas, melhores serão as informações obtidas, por exemplo.

É possível ter centros de resultado genéricos chamados “Compras” ou “Vendas” que informarão gastos e lucro da empresa no mês. Porém, essas informações podem ser mais detalhadas se tiver subgrupos como “Compras de materiais para escritório” ou “Receita com vendas de frutas”, etc.

Centros de Resultados

Além disso, também é possível utilizar o rateio por centros de resultado para controlar melhor lucros e gastos.

Por exemplo: um supermercado pode ter a conta de energia elétrica unificada, porém, o gasto no setor de padaria pode ser maior do que no escritório. Dessa forma, é possível ratear o valor total da conta definindo, por exemplo, 60% do valor para a padaria e 40% para o escritório. Assim, se consegue saber o consumo exato de cada setor ao final de um período.

Com base nessas informações é possível aprimorar as tomadas de decisões da sua empresa. Por exemplo, definir limites máximos para gastos por setor, e assim evitar gastos desnecessários. Também é possível ter controle de quais setores estão obtendo maiores lucros ou prejuízos, assim podemos saber qual é o melhor momento de fazer investimentos para otimizar lucros ou avaliar ações corretivas a serem tomadas para setores que estejam gerando prejuízos.

O uso dos Centros de Resultado também pode ajudar gestores a tomar decisões melhores e com mais bases. Isso, pois fornecer diversos tipos de relatórios com informações analíticas que permitem ter uma visão sistêmica da situação financeira da empresa, sobre como os recursos estão sendo gastos e fazer planejamentos a partir dessas informações.

O que é necessário para utilizar os Centros de Resultado?

Plano de Contas

O primeiro passo para utilizar os Centros de Resultado como ferramenta de gestão é criar um plano de contas adequado. Para isso, é importante conhecer bem como a empresa é subdividida e o nível de detalhamento que se deseja obter.

Também é importante não confundir o plano de contas de centros de resultados com o plano de contas contábil. Uma dica para detalhar o plano de contas é pensar “onde” os recursos estão sendo gastos ou aplicados e não em “o que”.

Registros de todas as movimentações

Para obtermos informações mais realistas e mais precisas, é importante atribuir um centro de resultado para todo tipo de movimentação financeira realizada na empresa, levando em consideração também o rateio, caso seja necessário.

Possuir um software de gestão

Um ERP é a melhor ferramenta para otimizar os registros das operações descritas anteriormente. Além de permitir que todo o processo seja integrado e automático, também facilita os casos em que o rateio se torna necessário. O ERP permite que gestores acessem informações de maneira centralizada, sem a necessidade de várias planilhas, por exemplo.

O Bluesoft ERP possui hoje os recursos necessários para o cadastro de seus planos de contas, bem como o registro de centros de resultados em suas operações financeiras. Para mais informações sobre o funcionamento dos Centros de Resultado no Bluesoft ERP, clique aqui.

Ter uma ferramenta para análise de informações

A melhor maneira de analisar os resultados obtidos com os centros de resultados é através de relatórios que permitam ver os dados de maneira dinâmica e integrada, permitindo obter informações complexas que poderão auxiliar na tomada de decisão.

A Bluesoft oferece hoje o Bluesoft Intellingence, que disponibiliza aos seus clientes as melhores ferramentas para análises de forma rápida e fácil.

Conclusão

Com os Centros de Resultados, você pode fazer uma previsão financeira assertiva e dar liberdade para áreas e projetos. Além disso, com base nos dados analisados, você pode definir metas de resultados e ter mais controle sobre finanças.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.