Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Balanço e Balancete.

Balanço e balancete são dois importantes relatórios contábeis que costumam gerar dúvidas para os empreendedores, principalmente para aqueles que ainda não contam com suporte especializado no dia a dia da gestão de seu negócio e precisam conhecer detalhadamente os itens a serem levantados.

O balancete é um demonstrativo não obrigatório, mas muito relevante para prevenir possíveis erros de crédito e débito na contabilidade de um negócio. O relatório pode ser fechado de forma mensal, quinzenal e até diário, contendo todos os saldos e contas em um período de tempo, sendo de uso interno e estratégico para a empresa.

Por não ser obrigatório, o balancete pode ser impresso, editado e alterado sempre que necessário. A importância deste relatório é verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa, ou seja, se existe um crédito correspondente para cada débito, tornando o saldo credor igual ao saldo devedor.

O balancete também é uma ferramenta relevante para que os gestores possam acompanhar a evolução de receita e despesas, as margens de lucros de seus produtos e o cumprimento de metas financeiras. Que são dados importantes para a tomada de decisão quanto para novas estratégias. É uma forma de monitorar constantemente se o negócio está no rumo certo!

A partir dos balancetes, são elaborados o Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial.

Já o Balanço Patrimonial, é de caráter obrigatório, sendo uma das mais importantes obrigações contábeis de uma empresa e devendo ser elaborado por um profissional especializado. O balanço é apresentado anualmente, ao término do exercício, e permite apurar de forma quantitativa e qualitativa a situação patrimonial e financeira de uma entidade neste período.

Com o Balanço Patrimonial é possível avaliar o desempenho da empresa ao longo do ano, identificando se houve lucro ou prejuízo no período. O resultado apurado no balanço é transferido para a destinação prevista, podendo ser dividendos ou lucros a pagar, reservas ou lucros e prejuízos acumulados.

Além disso, o relatório é considerado por instituições financeiras na concessão de crédito, sendo muito importante para os negócios que intencionam solicitar financiamentos que permitam o crescimento.

Assista ao vídeo. =D