Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre Ordem de Produção.

Na indústria, os processos de fabricação são executados através de uma Ordem de Produção (OP). A partir deste documento, é possível organizar o processo produtivo, facilitando a reposição dos estoques, a programação da produção e a apuração dos custos envolvidos no processo.

A Ordem de Produção, também conhecida como ordem de fabricação, é fundamental para que haja uma visão correta de custos e necessidades de compras, além de ajudar na previsão de entrega dos pedidos.

A Ordem de Produção é o documento que dá início ao processo de fabricação de um produto. Nela, estão as especificações do item que será produzido, matérias-primas que serão utilizadas, data de entrega e quantidades. A OP costuma ser utilizada para controlar a produção industrial, bem como o estoque e os produtos acabados.

Antes de emitir uma Ordem de Produção, é necessário definir o que será produzido. A definição desses itens deve ser previamente realizada na atividade de Análise da Necessidade de Produção.

De modo geral, existem dois sistemas básicos de produção: O primeiro é a Produção contínua, ou seja, é a fabricação em série de produtos padronizados, ou produção em massa. Nesse sistema, é comum que os produtos sejam fabricados para estoque. A produção tem itens idênticos, num processo de produção contínuo.

Neste caso, a Ordem de Produção deve ser feita para que haja a solicitação de produção, contendo todas as informações de especificações do produto e as instruções de produção para que o operador saiba exatamente o que deve ser feito.

O segundo é a Produção por Encomenda, que é a fabricação descontínua de produtos não padronizados. Normalmente, este sistema de produção se dá sob encomenda específica dos seus clientes, tendo início no pedido de vendas.

Nesta situação, o procedimento tem início com a negociação de um produto ou de um lote de produtos. Assim que for gerado o pedido de vendas pela área comercial, o processo produtivo dos itens se dará por meio da ordem de produção.

Assista ao vídeo. =D