Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre Ponto Extra.

O ponto extra é todo espaço conquistado fora do espaço natural do supermercado para expor produtos. É chamado de espaço natural a gôndola onde os produtos ficam expostos, seja definido por marca ou por categoria. A partir dessa premissa, todo espaço conquistado fora do espaço da gôndola é considerado um espaço extra.

Ele serve para gerar Sell Out, ou seja, para lembrar as pessoas que o produto está lá para ser comprado. Um ponto extra é muito utilizado quando se tem um grande volume de produtos no estoque do supermercado.

Como o objetivo da loja é vender, as indústrias investem em pontos extras diferenciados para chamar a atenção do cliente.

Existem diversos tipos de pontos extras e vou falar sobre alguns deles:

O Ponta de gôndola: como diz o nome, é a ponta que puxa toda a gôndola de uma categoria. Exemplo: na categoria ‘matinais’, você avista logo ao entrar no corredor uma ponta de gôndola de café.

Ilha promocional:
as ilhas são amarrações de pallets ou balcões que enfeitam a loja e geram a curiosidade nos consumidores. As ilhas costumam ficar nos corredores do supermercado.

Terminal refrigerado: o terminal é o espaço mais disputado pelas empresas que precisam refrigerar seus produtos. Geralmente presentes nos hipermercados, têm como destaque sua amplitude e presença na área de frios.

Rack ou Display: são peças móveis que circulam pela loja, a partir da estratégia da indústria. Como por exemplo: no corredor de leite, um rack de achocolatado em pó com sabor.

Lembre-se a criatividade aplicada com bom senso traz resultados fantásticos para o seu negócio.

Assista ao vídeo. =D