Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre Padronização de Processos da Loja.

Com o avanço da tecnologia e a inconstância econômica em que vivemos, a competitividade entre as empresas tem se tornado cada vez maior. E para conseguir sobreviver no cenário atual e ainda expandir os negócios, é essencial que os supermercados possuam um gerenciamento eficaz de seus recursos e procedimentos.

E dentro desse gerenciamento podemos citar a padronização dos processos, um fator importante que tem influência tanto na produtividade interna do mercado quanto na experiência de compra do cliente. Se por um lado, para o cliente é bastante desconfortável entrar em uma loja que não possui um padrão definido, passando a impressão de um ambiente bagunçado. Para o lojista a falta de um padrão torna praticamente impossível encontrar um item dentro do seu estoque ou ter conhecimento do que se foi vendido pela loja.

A padronização visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho, sem prejudicar a sua flexibilidade. E isso não significa que você irá trabalhar em um ambiente monótono e cheia de normas rígidas, pelo contrário, você precisará estimular seu lado criativo para atender as expectativas dos clientes e de todo o ambiente varejista.

Dentre os principais benefícios da padronização de processos estão: A consistência de qualidade, O conhecimento tecnológico, a Uniformização da produção a redução do desperdício, o Aumento a produtividade e também o fato de deixar sua marca mais evidente na cabeça do seu cliente.

A padronização pode ser aplicada a um processo isolado ou a uma organização como um todo. trazendo maiores benefícios e criando uma cultura própria. Por isso a padronização deve ser vista dentro das organizações como algo importante e que trará benefício para todos os envolvidos.

Assista ao vídeo. =D