Neste Papo Express Larissa Ramos fala sobre Gerenciamento de Categorias.

Gerenciamento de Categorias é um processo de parceria entre o varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade que atendam (como por exemplo: matinais, beleza, limpeza e higiene) e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios.

O gerenciamento tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final trazendo benefícios para o varejo e para os fornecedores.

As Táticas do gerenciamento abrangem:

• Sortimento: consiste em desenvolver um sortimento para atingir os objetivos do negócio e agradar aos consumidores

• Preços: Determinar os preços ao consumidor dos produtos desta categoria

• Promoção: Definir as promoções a serem realizadas e os veículos de divulgação a serem utilizados

• Apresentação na Gôndola: Determinar como a categoria será apresentada, sua localização, seu layout e o nível de serviço

Para que o processo de Gerenciamento por Categorias saia do papel, é necessário, antes de tudo, que o varejo e os fornecedores passem a trabalhar as categorias, enxergando-as da mesma forma que o consumidor faz. O processo requer investimento em tempo e tecnologia da informação.

O Gerenciamento por Categorias proporciona oportunidades renovadas para satisfazer suas necessidades e, ao mesmo tempo, alavancar vantagens competitivas a custos mais baixos, por meio de maior eficiência no processo de trabalho e parceria.

Assista ao vídeo. =D