Neste Papo Express Wilson Souza fala sobre Elasticidade.

Em poucas palavras Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável por exemplo o preço exerce sobre outra variável (no caso a demanda). Assim, a elasticidade é o sinônimo de sensibilidade, resposta ou reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis.

Por convenção, esse indicador é sempre expresso em número negativo. No varejo, ele aponta quanto aumenta ou diminui o volume de vendas a cada 1% de mudança no preço. Por exemplo: se a elasticidade de um produto é de -4 significa que, quando ocorrer um reajuste de 1% no seu preço, o volume cairá 4%. sendo que o inverso também é verdadeiro: se o preço cair 1%, o volume sobe 4.

Quando a elasticidade é alta, é possível ganhar competitividade em preços. Já quando é baixa, pode haver espaço para aumentar a margem, lógico que sempre considerando as características da loja. E a intensidade da elasticidade é expressa da seguinte forma:
De 0,0 até -1,0 baixa
De -1,0 até -1,7 moderada
De -1,7 até -2,25 alta
A partir de -2,25 altíssima

De acordo com o Supermercado Moderno a elasticidade média do varejo alimentar é de -2,11 e das bebidas alcoólicas é de -3,45. Essa seção possui uma altíssima sensibilidade a queda ou aumento no preço. Ainda mais por que como o segmento traz pouca diferenciação entre os produtos, o consumidor muda facilmente de um item para outro, caso o preço caia ou suba.

Quanto maior o mix de uma categoria, maior será a chance de o consumidor comparar preço, o que aumenta a sua elasticidade. Por esse motivo você deve levar em consideração diversos dados da elasticidade, além do formato e a estratégia da loja na hora de precificar um item

Assista ao vídeo. =D