Você se dedicou ao projeto da sua loja, contemplou layout, design e merchandising, porém as vendas ainda não estão como o esperado. Pode ser o caso de se aprofundar em boas práticas para a exposição de produtos nas lojas.

Preparado para conhecer 8 dicas para exposição de produtos que vai elevar a lucratividade da loja? Então continue lendo.

Mas qual a importância da exposição de produtos nas lojas?

O objetivo de qualquer varejo é gerar a maior quantidade de vendas possível. Isso é ainda mais vital para supermercadistas, que muitas vezes possuem tickets médios e margens de lucro baixos.

O shopper é influenciado diretamente pela exposição de produtos nas lojas. Segundo a Nielsen, 70% das decisões de compra são realizadas na loja. Além disso, o shopper fica em média 15 segundos na frente da gôndola e menos de 40% das mercadorias lá chamam sua atenção. Além disso, a impressão que ele formar sobre as prateleiras se reflete na opinião sobre o negócio.

Como planejar a exposição de produtos nas lojas

Há diversos fatores a levar em conta para definir como as mercadorias devem ser expostas em supermercados. Destes, destacamos as seguintes dicas:

  1. Estude o comportamento do shopper;
  2. Tipos de disposição de produtos;
  3. Analise os níveis das prateleiras;
  4. Giro das Mercadorias;
  5. Produtos para crianças;
  6. Fluxo de movimento do shopper na loja;
  7. Não negligencie o Planograma;
  8. Treine seus funcionários e conte com promotores de vendas.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas dicas:

Estude o comportamento do shopper

É crucial contar com informações sobre o comportamento do shopper para conseguir atingi-lo efetivamente. Há diversas formas de conseguir esses dados, como pesquisas com clientes ou informações vindas de fornecedores.

Um dado que ajuda muito para definir a exposição de produtos nas lojas é a árvore de decisão. A árvore de decisão de compra é uma ferramenta de marketing muito interessante que demonstra, de forma gráfica, o processo mental e os fatores que influenciam a decisão do shopper.

Vale dizer que a árvore de decisão pode ser usada para qualquer assunto que se queira decidir e não apenas compras.

Entendendo como o shopper decide o que levar, fica mais fácil fazer todo o planejamento da exposição de produtos.

Tipos de disposição de produtos

Entenda as vantagens e desvantagens de aplicar cada tipo de disposição de produtos.

Disposição Vertical – Causa mais impacto visual no shopper. Esse modelo facilita comparações, pois as variações da categoria são dispostas em um só lugar. Assim, tudo o que o shopper precisa fazer é mover o olhar.

Disposição Horizontal – Causa menor impacto visual no shopper. Esse modelo dificulta comparações, pois o shopper precisa percorrer todo o corredor para avaliar uma categoria.

Disposição em Bloco – Ideal para trabalhar as opções oferecidas por uma mesma marca em uma determinada categoria.

Analise os níveis das prateleiras

Podemos classificar as prateleiras da gôndola em cinco níveis de acordo com o campo de visão do shopper. A seguir, além dessa classificação, você verá dicas de quais produtos colocar em determinados níveis.

  • Acima da cabeça – menor visibilidade, coloque produtos com menor saída.
  • Altura dos olhos – área nobre, coloque produtos com boas margens de lucro, mais caros e com potencial para compras por impulso.
  • Linha da cintura – área boa, coloque produtos com grande procura.
  • Abaixo da cintura – área de difícil visualização, coloque produtos mais baratos e com grande rotatividade (porém margem de lucro baixa).
  • Próximo ao chão – área completamente fora do campo de visão do shopper, aproveite para colocar aqui produtos pesados.

Vale reforçar que o campo de visão e alcance variam de acordo com o porte e mobilidade do shopper que se deseja atingir. Por exemplo, o planejamento que visa um adulto terá resultado diferente com crianças e idosos.

Giro das Mercadorias

Há várias técnicas de exposição de produtos que leva em conta seu giro. Por exemplo, adotar o Fifo e Lifo, ter especial atenção ao estoque de produtos perecíveis e distribuir os produtos com maior giro de acordo com a margem de lucro em diferentes níveis de prateleira.

Produtos para crianças

Há situações em que as crianças irão acompanhar o adulto responsável ao supermercado. Por isso, pense em uma estratégia para elas!

Uma forma de atingir esse público é posicionar mercadorias que vão despertar seu interesse, como doces e produtos com personagens, em seu campo de visão e ao alcance de suas mãos.

Fluxo de movimento do shopper na loja

Analisar o fluxo de movimento do shopper na loja é uma dica para compreender seu comportamento. Por exemplo, geralmente o shopper anda da direita para esquerda, o que faz com que os produtos de maior giro sejam posicionados em gôndolas do lado direito do corredor.

Além disso, trace estratégias para as zonas quentes e as zonas frias da loja.

Não negligencie o Planograma

O Planograma ou Plano de Gôndola é o desenho gráfico que mostra a estratégia de exposição de diferentes marcas e mercadorias nas prateleiras de uma loja. Esse documento, que pode ser impresso ou em aplicativo, é fundamental para orientar o trabalho dos repositores de loja.

É no planograma que é definido a quantidade de itens expostos, tipos, altura de empilhamento e muito mais. Isso tudo, levando em conta previsões de demanda, lançamentos e um bom gerenciamento por categoria.

Treine seus funcionários e conte com promotores de vendas

De que adianta um planograma vencedor se quem faz a reposição das mercadorias não o segue, não é mesmo?

Por isso, uma dica para ter uma exposição de produtos efetiva é treinar muito bem a equipe. Compartilhe os dados sobre comportamento do shopper e motive o time a seguir o planejado.

Outra figura crucial na exposição de produtos é o promotor de venda, profissional de campo que executa as estratégias de trade marketing. Entre suas atribuições está visitar as lojas, instalar peças de visual merchandising, organizar os produtos nas prateleiras e muito mais!

Conclusão

Uma exposição de produtos efetiva pode ser justamente o fator que faltava para elevar a lucratividade do seu negócio. Com essas dicas você tem tudo para oferecer gôndolas vencedoras para acertar em cheio os shoppers que frequentam sua loja.

Um sistema de gestão empresarial que fala a língua do varejista é crucial para oferecer uma exposição de produtos campeã. O Bluesoft ERP, por exemplo, possui ferramentas que informam previsão de demanda, controlam acordos com fornecedores e estoque, fazem comparativo de vendas por categoria e muito mais!