Um dos princípios básicos da Gestão de Compras é que pedidos grandes conseguem melhores preços e condições com fornecedores. Porém, o que fazer quando uma grande quantidade de mercadorias chega ao estoque ou Centro de Distribuição ao mesmo tempo? Bom, é hora de uma boa estratégia de armazenagem de produtos!

Dicas de Armazenagem de Produtos

Existem várias estratégias de administração de estoque, que envolvem indicadores, métodos de reposição de prateleiras e processos de separação de mercadorias. Vamos conhecer 7 dicas fundamentais para uma boa estratégia de armazenagem de produtos:

  1. Organizar o estoque e seu espaço
  2. Identificar as prateleiras e corredores
  3. Identificar todos os produtos
  4. Posicionamento estratégico de cada produto
  5. Controle efetivo dos locais vazios
  6. Controlar os produtos obsoletos
  7. Reserva de produtos com alto giro

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas dicas:

Organizar o estoque e seu espaço

Mesmo tendo um local apropriado, é fundamental otimizar o ambiente. O espaço localizado entre as prateleiras, assim como os corredores onde os funcionários circulam, precisam ser pensados de acordo com o tamanho das peças a serem guardadas, pois facilita o manuseio dos produtos.

Identificar as prateleiras e corredores

É preciso colocar uma identificação em cada um dos corredores, e o mesmo vale para as prateleiras. Os nomes precisam ser legíveis e de tamanho apropriado para que fiquem bem visíveis. Isso fará com que o seu reconhecimento seja mais prático, preciso e rápido.

Identificar todos os produtos

É necessário criar um padrão de identificação para todos os produtos, e esse sistema precisa ser conhecido por todos os funcionários que irão trabalhar diretamente com o estoque, como, por exemplo, quantidade de produtos no estoque, código, consumo mensal, número máximo de produtos do estoque, entre outros.

Posicionamento estratégico de cada produto

As empresas costumam saber quais produtos ou itens que possuem maior saída para os consumidores, logo, uma maneira mais efetiva de organização é dar prioridade para esses produtos no momento da organização. Ou seja, eles devem ser posicionados de maneira estratégica para que sejam visualizados de uma maneira mais rápida.

Controle efetivo dos locais vazios

As posições vazias precisam ser monitoradas regularmente. Isso irá fazer com que o espaço seja melhor aproveitado, sendo que podem ser colocados novos produtos.

Controlar os produtos obsoletos

Produtos que têm pouca saída devem ser muito bem monitorados pela empresa para que não haja nenhum tipo de prejuízo.

Reserva de produtos com alto giro

Como mencionado acima, alguns produtos possuem alto giro, e ter uma área específica para eles pode se mostrar muito efetivo.

Que tal ficar por dentro dos últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.