O maior pesadelo para administradores de supermercadistas é a quantidade de perdas nas lojas que acabam por gerar um impacto extremamente negativo no resultado da empresa.

Por este motivo muitos têm criado departamentos específicos para previnir as perdas, minimizando o máximo possível as suas ocorrências.

Qual seria o trabalho do pessoal deste departamento e qual sua importância no varejo?

Ruptura

O departamento de prevenção de perdas fica atento a casos de ruptura, que nada mais é que a falta de mercadoria disponível para a venda. São produtos que estão em linha para esta loja mas não tem estoque disponível para realizar a venda. Se um cliente busca um produto e não o encontra, a tendência é buscar em um concorrente. É necessário encontrar os casos de ruptura e analisar o motivo que pode ser o atraso na entrega ou até mesmo nas falhas de gestão da empresa (cadastros errados, erros nos pedidos de compra, e outros). Assim, encontrando o motivo, ações de correção de procedimentos são realizadas para que seja evitados novos casos.

Monitoramento de movimentações de estoque

O controle da movimentação de estoque é importante para evitar ao máximo que erros de lançamentos fiquem sem correção. Estes erros podem ocorrer pelo lançamento errado ou também pela falta do lançamento. Todos sabemos que, quanto mais tempo um erro de movimentação de estoque ficar sem correção, problemas sérios nas áreas: comercial, fiscal e contábil podem ocorrer. Os erros podem acontecer no recebimento de mercadorias, entradas e saídas de trocas, transferências internas, e outros. Estas falhas devem ser encontradas e corrigidas o mais rápido possível, e procedimentos devem ser revistos para que novas ocorrências sejam evitadas.

Data de Vencimento das Mercadorias

Este departamento também deve manter a atenção nas datas de vencimento das mercadorias. Um ERP que ajude neste controle é imprescindível, principalmente nos casos que este departamento é centralizado. Controlar as datas de vencimento com várias lojas envolve comprometimento e muita atenção.

Quando uma mercadoria próxima do vencimento é encontrada o departamento solicita a criação de ações promocionais e alta exposição para que a perda com esta mercadoria seja minimizada.

Produtividade

A perda de produtividade é outro fator importante na qual este departamento pode atuar. É preciso criar procedimentos para evitar o desperdício de tempo, demora no atendimento aos clientes, e outros fatores que também podem produzir perdas. A excelência no atendimento pode produzir ótimos resultados. Mas a perda de clientes é fatal, pois como todos sabemos, quando se perde um cliente, na verdade, estamos perdendo vários outros, pois este que foi perdido terá um papel negativo em não recomendar sua empresa a outros. Alguns estimam que um cliente perdido gere a perda de outros dez. Aqui o departamento de perda pode ser de vital importância criando procedimentos que aumente a produtividade e melhore a qualidade no atendimento a clientes.

Perdas na Operação de Loja

Falhas no recebimento, armazenamento, na exposição dos produtos, no manuseio dos mesmos na loja e na operação do check-out também são fatores que podem gerar grandes perdas de venda. O departamento de prevenção deve atuar nestas áreas criando formas de evitar as falhas nos procedimentos.

Prevenção de Furtos

Outro fator que pode produzir perdas consideráveis são os furtos.

A prevenção de furtos pode ser realizada com treinamentos constantes dos colaboradores em atendimento preventivo. Investimentos em tecnologia de segurança como, por exemplo, câmeras e uso de etiquetas eletrônicas, também podem ter a ajuda do departamento de prevenção para organizar e administrar.


Conclusão

Conforme constatamos neste breve artigo, de fato, o departamento de prevenção de perdas tem uma grande importância para o varejo. A cultura criada por ele tende a transformar todos os colaboradores da empresa em agentes de prevenção de perda. Desta forma, investir na criação, no treinamento e na manutenção deste departamento promete grandes retornos.