No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre Eficiência no Cadastro de Produtos.

Ter um bom cadastro de produtos continua sendo um grande desafio para o supermercadista. Confira alguns cuidados que o ajudarão a melhorar esta importante ferramenta.

1. Estrutura cadastral: O cadastro de produtos pode contar com níveis em sua estrutura cadastral. Quanto mais níveis, melhor e mais complexa é a análise da estrutura dos produtos.

2. Tributação cadastral: Antes de cadastrar o produto, a área fiscal deve avaliar os tributos para evitar a inclusão errada de taxas. Isso é importante para evitar pagamento indevido de impostos.

3. NCM cadastro de produto: A definição da NCM dos produtos que serão cadastros, além de outros parâmetros tributários, também deve ser feita pela área fiscal da empresa, ou conferida por alguém que entende da área. Isso é importante por que o varejo é o único responsável pelos tributos aplicados aos produtos que revende.

4. Cadastro completo: O supermercado deve receber apenas produtos já cadastrados no sistema. Caso contrário, há vários riscos, como por exemplo de um item chegar às gôndolas sem preço. Quando isso acontece, a operadora de caixa não consegue registrar o código de barras na hora da venda.

5. Tempo para cadastrar os produtos: Para cada etapa do processo, é preciso estabelecer o prazo de cumprimento das atividades. Por exemplo: depois de receber a ficha com dados do produto do comercial, a área de cadastro deve ter um limite de data para lançar no sistema.

6. Material de apoio: Utilize fichas com os dados do produto como material de apoio. Sem ela, a mercadoria acaba não sendo cadastrada ou é registrada com a descrição incorreta ou incompleta. A ficha deve ser padronizada e ficar sob responsabilidade do comprador.

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