No Papo Express de hoje, Gleyci Souza fala sobre Tipos de Juros.

Juros são rendimentos que se obtém quando se empresta dinheiro por um determinado período. Os juros são para o credor uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro emprestado.

Por outro lado, quem faz um empréstimo ou faz uma compra a crédito, geralmente terá que pagar um acréscimo pela utilização do dinheiro ou pelo parcelamento da totalidade do valor. Os juros mais comuns nos dias de hoje, são:

Juros Nominal
O juros nominal é aquele que é calculado considerando uma correção monetária do valor emprestado conforme a inflação do período de vigência de contrato.

Juros Compostos
Quando os juros são pagos não apenas sobre o valor do principal, mas também sobre os juros obtidos em relação ao principal nos períodos anteriores. No cálculo de juro composto, o juro obtido em um período é incorporado ao principal no período seguinte.

Juros Simples
Ao contrário do juro composto, neste caso o juro é pago apenas sobre o valor do principal, ou montante do empréstimo ou aplicação.

Juros de Mora
Também conhecido como juro de atraso, o termo define as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras no caso de atraso de pagamento. Também pode ser aplicado nos contratos em geral como forma de proteger o prestador de serviço contra o atrasos.

Assista ao vídeo. =D