Neste Papo Express Wilson Souza fala sobre Metas Comerciais de Vendas.

Não é segredo que o trabalho, hoje, é focado em metas. Existem metas para qualquer tipo de empresa, seja um banco, uma operadora de telefonia, ou até mesmo uma revenda de carros. O importante aqui é saber como estabelecer estas metas para sua equipe, de modo que ela fique sempre motivada para atingir os objetivos traçados.

Não existe um único método para definir suas metas de vendas. O que se têm são boas práticas a serem seguidas onde somente após uma análise do mercado e da sua empresa, é que se pode definir objetivos concretos, possíveis de serem alcançados e que possam ser melhorados a cada mês.

A primeira dica é Analise o mercado em que atua. Conhecer bem o seu mercado de atuação é o primeiro passo para estabelecer suas metas.

Procure em jornais, associações e na internet informações como qual o percentual de crescimento do segmento de mercado no qual você está inserido e qual a previsão de expansão para o ano seguinte. A partir daí você poderá analisar qual o percentual do mercado que detém e quanto sua empresa cresceu nos últimos anos.

Após isso verifique seu índice de vendas calculando o aumento de vendas nos últimos meses e anos e a partir daí definir o quanto você quer crescer.

Lembre-se suas metas devem ser específicas e mensuráveis. Por exemplo, deixe anotado que a sua empresa deve crescer 25% no mercado durante o próximo ano. Com isso, você poderá calcular quanto precisará vender por mês para atingir a meta.

Outra dica é estabeleça metas para diversos cenários. Se você trabalha com produtos variados, crie metas para cada grupo. Além de ficar mais fácil mensurar resultados, aquelas sessões que sempre atingirem os resultados são os que devem receber mais investimento tanto pessoal quanto de marketing.

E por fim Documente suas metas. Elas devem estar bem estabelecidas e discriminadas em um documento que pode ser acessado o tempo todo. Lembre-se também documentar os avanços e projeções de crescimento, na medida em que forem atingidas.

Permita que sua equipe de vendas participe o máximo possível na definição das metas, pois, desta forma, ela estará mais comprometida com os resultados;

Assista ao vídeo. =D