papo-express

Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre Tabloides

Atrair consumidores para as lojas através da divulgação de ofertas. Por muito tempo, este foi o único objetivo dos tabloides de varejo. Hoje, sua função foi expandida e se transformou num importante meio de comunicação institucional.

Quando bem trabalhados, eles cumprem perfeitamente sua função principal, a de atrair e informar clientes da loja. Por isso, além de bonitos e bem diagramados,eles devem ser cuidadosamente planejados.

O maior desafio na hora de criar o tabloide é fazer o público-alvo perceber o posicionamento da loja. Para isso, é importante realizar uma pesquisa de campo para descobrir qual o perfil do seu consumidor pois nem sempre o menor preço é o que vai atrai a atenção dele.

Uma estratégia adotada por diversos varejistas é a publicação quinzenal de um tabloide grande e bem-elaborado, que pode até vir no formato de revista e conter, além das ofertas, receitas e informações adicionais sobre os produtos.

Uma estratégia interessante é publicar esses tabloides mais elaborados perto do dia de pagamento, quando as pessoas estão com mais dinheiro e mais propensos a gastar.

Pelo fato dos tabloides serem uma poderosa ferramenta de atração de clientes procure apresentar as ofertas de itens de cesta básica logo na primeira página. As pessoas costumam guardar na cabeça o preço de produtos de consumo diário e destacar logo de cara que eles estão em promoção gera uma imagem de preço baixo.

Nas demais páginas, é interessante mesclar itens de giro rápido com aqueles que oferecem boa rentabilidade, mas fique ligado, um tabloide bem-feito costuma apresentar separadamente os itens de cada departamento, como limpeza, bebidas e higiene e beleza.