Qualquer negociação sempre tem como objetivo atingir as expectativas de quem está negociando, não importando qual o lado. Entretanto para que os acordos sejam produtivos e consigam atingir o esperado é importante sempre manter calma. A negociação é uma ferramenta relevante para concretizar acordos rentáveis e conseguir uma conexão de longo prazo.

Infelizmente, em alguns casos, muitos saem de uma negociação com uma sensação de que poderiam ter conseguido mais, ou seja, não atingiram o resultado esperado ou pelo menos satisfatório.

A habilidade para se tornar um mestre em negociar, pode levar um determinado tempo, portanto quanto mais se pratica mais experiente se torna no assunto.

Para se obter o sucesso em uma negociação, depende em grande parte da preparação. Também podemos considerar que a empatia com o outro e gentileza são consideradas uma das características mais relevantes na hora de negociar. Fazer uma análise prévia para esclarecer o que se quer conseguir e o que precisa para fazer uma boa contrapartida.

Na grande maioria das negociações, para se obter um bom acordo nem sempre as pessoas que estão presentes conseguem fazer com que a negociação saia conforme o esperado, então nunca se negocia só com quem está presente. Por essa razão a competência de um bom negociador se encontra em reconhecer a presença destas relações e promover o diálogo com estes grupos.

Qualquer que seja a situação, o dever em obter vantagem em uma negociação sempre deve ser levando em primeira instância. Mais em algumas situações deverá haver flexibilidade por ambas as partes, caso desejam chegar a um acordo. Se um dos lados se sentir prejudicado, haverá uma certa imparcialidade entre as partes e descontentamento, quando o objetivo não fora alcançado por ambos.

Alguns dicas para uma negociação:

  • Planejamento: Saber onde deve ser o ponto inicial e onde se quer chegar.
  • Perspectivas: Colocar a situação numa visão global incluindo objetivos futuros.
  • Humildade: A vontade em ganhar pode colocar bloqueios em conseguir uma boa negociação.

“Podemos negociar com medo. Mas jamais vamos ter medo de negociar.” John F. Kennedy (1917 – 1963)

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!