No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre Reposição Contínua.

Reposição contínua refere-se a uma ferramenta que tem por finalidade repor os produtos na gôndola de forma rápida e adequada à demanda, com os objetivo de minimizar estoques e faltas de produtos.

Formas de gerenciar a Reposição Contínua

A Reposição Contínua pode ser gerenciada de três formas:

A primeira delas ocorre no varejo – Que é o modelo tradicional em que o varejo calcula a necessidade e envia um pedido ao fornecedor;

A segunda ocorre no fornecedor – Neste modelo o varejista informa ao fornecedor a posição de estoques, ou vendas, ou até mesmo a previsão de vendas: com esta informação disponível o fornecedor calcula a necessidade de reposição e avisa o varejista;

E por fim no operador logístico onde as decisões são tomadas pelo próprio operador de acordo com parâmetros definidos pelo fornecedor e varejista.

Vantagens da Reposição Contínua

Em geral um comprador pode ser responsável por gerenciar cerca de 800 produtos, por exemplo. Durante o seu trabalho ele não consegue gerenciar os estoques de todos estes produtos. Com a reposição contínua, o gerenciamento fica facilitado disponibilizando tempo para atividades de aumento de vendas e melhoria de rentabilidade.

Algumas outras vantagens são:

  • Redução de falta de produtos nas lojas
  • Diminuição de estoques
  • Menores custos logísticos
  • Previsão de produção (no caso de fornecedores)

Assista ao vídeo. =D

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.