As empresas brasileiras possuem diversos objetivos, mas podemos sintetizar isso em dois pontos: aumentar o lucro e crescer de forma sustentável. Porém, para isso é preciso adotar medidas e ferramentas que permitem aumentar a produtividade e reduzir custos. Um ERP Online é perfeito para isso.

Preparado para conhecer como um ERP Online pode ajudar na sua operação? Então continue lendo!

Mas por que meu negócio precisa de um ERP Online?

A competitividade entre as empresas têm crescido, em grande parte graças a instabilidades econômicas e ao avanço da tecnologia. Para conseguir sobreviver e ainda expandir os negócios, é essencial possuir um gerenciamento eficaz de seus recursos e procedimentos.

Atualmente, um dos métodos mais efetivos de alcançar bons resultados é a adoção de um ERP, sigla para Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão empresarial, em português.

ERP para Supermercados

Todo esse cenário de competitividade é ainda mais acirrado quando se trata de empresas varejistas, em especial as supermercadistas.

Dificuldades com administração de estoque, gestão de acordos com fornecedores, acompanhamento de resultados de unidades é apenas alguns dos desafios que um Supermercado passa que um ERP pode solucionar.

Afinal, quais as vantagens de adotar um ERP Online?

Destacamos cinco vantagens cruciais de se adotar um ERP Online para o seu Supermercado ou rede varejista. São elas:

  1. Ampla integração;
  2. Redução de erros;
  3. Planejamento e estabilidade;
  4. Fácil customização;
  5. Redução de custos.

Agora, vamos conhecer melhor essas vantagens:

1) Ampla integração

Em vez de precisar de diversos softwares para gerenciar cada setor do supermercado, um ERP Online possibilita que toda a administração do negócio use um sistema só.

Essa unificação reduz retrabalho, custos e aumenta a confiabilidade da operação, pois todos utilizam a mesma base de dados para tomar decisões. 

Há sistemas que vendem apenas alguns módulos, um conjunto de funcionalidades que trabalham uma determinada operação ou departamento. Porém, isso impede a integração entre os setores da empresa e o cruzamento de dados e resultados das áreas.

Com a integração entre os departamentos, a comunicação interna se torna mais rápida e fácil pelo compartilhamento da Base de Dados. Isso reduz custos e amplia o potencial produtivo dos funcionários.

Além disso, a integração facilita o trabalho diário de diversos setores. Por exemplo, o departamento financeiro pode consultar facilmente no sistema valores referentes ao pagamento de impostos e a folha salarial do mês. Isso, consultando os fatos geradores dos tributos e os dados fornecidos pelo departamento de recursos humanos no sistema ERP.

Outro setor que se beneficia dessa integração é o marketing. Com fácil acesso ao volume das vendas é possível que novas estratégias sejam definidas conforme o desempenho do supermercado no período. Por exemplo, ações de trade marketing, promoções e muito mais.

2) Redução de erros

Com um ERP Online é mais simples analisar o fluxo dos processos da empresa. Além disso, é possível acessar dados de operações passadas que são mantidos em um histórico.

Esses dados auxiliam os gerentes a decidirem, em tempo real, quais medidas serão tomadas para a solução de problemas. Inclusive, ajudam a antever esses problemas e a gerenciar os recursos necessários para tal.

Em um supermercado, o melhor exemplo disso se refere à manutenção do estoque de segurança, ou seja, das quantidades mínimas de mercadoria em estoque. Para realizar essa Gestão de Compras, o ERP Online oferece um histórico completo de demandas pelo período do ano, pela sazonalidade e até por fornecedor. Esse conjunto de informações reduz drasticamente erros e prejuízos decorrentes de compras feitas sem o planejamento adequado.

Outro diferencial de um ERP Online em relação a redução de erros é quanto a automação de processos. Ao eliminar que colaboradores desempenhem atividades manuais, um sistema aumenta o grau de confiabilidade da operação. Algo crucial em todos os setores de uma empresa, em especial, financeiro, fiscal e estoque.

3) Planejamento e estabilidade

Um ERP Online possui várias ferramentas especializadas em planejamento e análise de dados. Elas são capazes de auxiliar tanto na operação como na definição das estratégias que devem ser executadas pela empresa.

Outra vantagem é que um ERP Online costuma oferecer atualizações com mais facilidade do que aqueles que são on-premise, ou seja, instalados em uma máquina local. Isso contribui para torná-lo estável, seguro e adequado às últimas exigências do governo. Portanto, todos os dados e documentos estão salvos e podem ser acessados de qualquer computador com acesso à internet.

Proteção de Dados: as boas práticas de segurança

4) Fácil customização

Por ser mais moderno que os sistemas on-premise, geralmente um ERP Online conta com uma interface fácil de usar e que pode ser personalizada de acordo com as preferências da empresa ou do usuário.

Além disso, as transações do sistema costumam ser mais rápidas, melhorando o desempenho e a produtividade de todos os setores.

5) Redução de custos

Que empresa não busca reduzir seus custos, não é mesmo? E essa é uma das principais vantagens de um ERP Online, ganho de produtividade com economia de recursos.

Um sistema de gestão empresarial já representa um corte de custos. Agora, um ERP Online traz ainda mais economia, uma vez que despesas com infraestrutura, equipe de TI e instalação simplesmente não existem nesse modelo.

Quer se aprofundar na redução de custos que um ERP Online representa em comparação à um ERP On-premise? Então leia este artigo.

Bluesoft ERP

O Bluesoft ERP oferece todas as vantagens listadas acima e muitas outras. O sistema foi desenvolvido 100% na nuvem e voltado para os desafios que redes de supermercados, atacados e atacarejos enfrentam.

Com ele, é possível realizar Gestão de Compras, desde o controle de preços e descontos até os contratos assinados, referentes aos prazos de fornecimento e pagamento.

Além disso, os serviços e as vendas do supermercado também podem ser minuciosamente controlados através do sistema Bluesoft. Portanto, um ERP Online, principalmente o Bluesoft ERP, é o método ideal para as empresas que desejam crescer mesmo em tempos de crise.

Acesse bluesoft.com.br e descubra como o nosso ERP Online pode ajudar a operação da sua empresa.